Planejar o futuro: IEL Bahia capacita empresas para sucessão familiar
Primeira edição da Jornada de Sucessão reúne 20 empresas na Bahia; ainda há vagas disponíveis
A sucessão familiar nos negócios deixou de ser uma preocupação distante para se tornar um tema urgente entre as empresas. Prova disso é o Relatório de Índice Global de Rotatividade de CEOs da Russell Reynolds Associates (especialista em consultoria em liderança e recrutamento de executivos), indicando que 22% de todas as saídas de CEOs em 2024 ocorreram por meio de sucessão planejada, sendo este o maior índice já registrado desde o início da série histórica, em 2018. Com o objetivo de preparar lideranças para esse processo, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Nacional), em parceria com o IEL Bahia e o Conselho FIEB Jovem, lançou a primeira edição da Jornada de Sucessão no estado.
Aspectos legais, financeiros, de gestão e governança fazem parte desse programa de capacitação que apoia empresas na construção de um planejamento sucessório estruturado e eficiente. “A sucessão não deve acontecer no susto. É algo que deve, de fato, ser discutido, conversado, planejado e executado de uma forma que quem está sendo sucedido tenha segurança e, quem está sendo sucessor, receba com mais leveza e apoio”, afirma Edneide Lima, superintendente do IEL Bahia. Para ela, “quanto mais planejamento, mais a transição acontece sem transtornos para todas as partes”.
O programa é ancorado em três etapas, que incluem 80 horas de imersão prática e palestras, e foi construído de forma colaborativa, com base em metodologias aplicadas em todo o país. “Essa jornada foi feita com muito cuidado e técnica, para que pudéssemos oferecer conteúdos relevantes e aplicáveis no dia a dia das empresas”, destacou Carolina Faust, representante do IEL Nacional.
A capacitação é voltada para negócios familiares que enfrentam o desafio de transferir a liderança de uma geração para outra. Ao todo, 20 empresas já participam do evento de lançamento, mas ainda há vagas para esta primeira edição. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário, até 08 de junho.
Planejamento e continuidade
A abertura do programa, que reuniu e empresários e representantes do sistema indústria, contou com a participação do presidente em exercício da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Hilton Barbosa Lima. Na ocasião, ele destacou a importância de se tratar do tema: “Às vezes as pessoas não dão a devida atenção, mas sem dúvida alguma, é necessário pensar na sucessão, porque isso é transferir a responsabilidade para uma nova geração, que tem que estar preparada e organizada para dar continuidade e desenvolver um futuro melhor para a empresa”.
Entre os participantes da Jornada de Sucessão estão empresários que já viveram e/ou vivem o processo de transição. É o caso de Fernando Jorge Carneiro, da Aratu Mineração, que já atua com a segunda e terceira geração da família no negócio. “A hora chega. Você pode se tornar um membro de conselho ou conselheiro informal, mas precisa se afastar. Tenho um negócio com muito tempo útil pela frente, então essa transição tem que acontecer. Eu não vou ser eterno”.
Para empresas como a Hebert Uniformes, representada por Diana Castro, que é coordenadora nacional do grupo Novos Líderes Industriais, o programa é uma oportunidade de amadurecer a mudança. “Com tanta informação e mudanças rápidas, nossas empresas também precisam estar preparadas. Esse produto foi feito com muitas mãos para que a gente se aproprie do problema e comece a pensar sobre nossas empresas”.
A empresária Vanessa Bulhões, da Zab, destaca o impacto positivo da iniciativa: “Quando a sucessão é planejada e estruturada, há ganhos de eficiência e produtividade. É uma oportunidade rara de trocar experiências com os pares e aplicar os aprendizados com quem vive desafios semelhantes”.