3 de agosto de 2022

Neoenergia contrata 21 mulheres formadas pelo SENAI na Escola de Eletricistas

Educação SENAI

Sara Jesus, 38, trabalhava há três anos como auxiliar de Serviços Gerais nas bases operacionais da Neoenergia Coelba de Lauro de Freitas e Candeias quando resolveu se inscrever na 5ª turma da Escola de Eletricistas exclusiva para mulheres, fruto de uma parceria com o SENAI Bahia. Nesta quarta-feira (3), ela e outras 20 colegas participaram da formatura de conclusão do curso e tiveram uma surpresa: todas foram contratadas.

A emoção de Sara ao saber da sua contratação e de suas colegas. Fotos de Jefferson Peixoto/Coperphoto/Sistema FIEB.

“Foi uma emoção enorme, minha vida vai mudar bastante”, vibrou, emocionada, a recém-empregada da companhia de eletricidade, que vai atuar nos serviços de implantação de postes, corte e recuperação de energia elétrica, entre outros. A partir de agora, Sara é uma das 123 mulheres formadas pela Escola de Eletricidade que a Neoenergia Coelba já contratou.

Assim como Sara, que participava das aulas práticas entre um turno laboral e outro, e absorvia os conteúdos EaD pelo fone do celular, enquanto trabalhava, as participantes do curso se empenharam para dar conta de suas atribuições diárias e ainda dedicar-se ao sonho de ter uma nova profissão.

Formatura reuniu diretoria da Neoenergia Coelba, formandas e suas famílias, além de instrutores do curso.

De acordo com o CEO do grupo Neoenergia no Brasil, Eduardo Capelastegui, que esteve na formatura, realizada no SENAI Dendezeiros, ao contrário do que muitos ainda podem imaginar, as mulheres apresentam as mesmas condições de assumir o posto de eletricista, e ainda se destacam em questões de segurança, atendimento ao cliente, e alinhamento com a estratégia da empresa.

Capelastegui pontuou que as turmas femininas na Escola de Eletricidade são pioneiras na Iberdrola e já inspiram outras empresas do grupo espanhol. “Temos como meta ter, até 2030, 12% de eletricistas mulheres, e 35% em cargos de liderança”, afirmou.

Desde 2019, o projeto Escola de Eletricistas formou 1.407 profissionais, entre homens e mulheres, sendo que, destes, 98,5% foram contratados. Para o diretor do SENA Bahia, Rodrigo Vasconcelos, este é um projeto super exitoso, pois é uma capacitação que tem como objetivo qualificar pessoas para atender uma necessidade real do mercado.

“Este é o grande diferencial deste projeto. Ele está bem calibrado e forma pessoas para serem empregadas, transformando vidas”, destacou.

Escola de Eletricistas – A parceria entre o SENAI Bahia e a Neoenergia Coelba tem, atualmente, cinco turmas em andamento em Barreiras, Vitória da Conquista, Ilhéus, Feira de Santana e Jacobina, com 122 alunos (turmas mistas) em formação. A capacitação já teve 57 turmas, sendo cinco delas exclusivamente para mulheres. Em novembro, uma nova turma mista será aberta no SENAI Dendezeiros.

>> Na imagem ao lado, Rodrigo Vasconcelos, diretor do SENAI, e Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia no Brasil.