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25 de janeiro de 2024

Mulheres Globais: inscrições abertas para empresárias de alimentos e bebidas

CIN CNI Comércio Exterior

Primeiro evento desta fase será realizado dia 6 de fevereiro e transmitido pelo YouTube da CNI.

Até o dia 5 de fevereiro, empresárias do segmento de Alimentos e Bebidas podem se inscrever para a segunda fase do programa Mulheres Globais, realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O objetivo é habilitar as empreendedoras a atuar no comércio virtual dentro e fora do país.

A iniciativa é dividida em duas etapas. Primeiro, será realizado um workshop gratuito no dia 6 em São Paulo, com transmissão pelo Youtube da CNI. Em seguida, 20 empresas lideradas por mulheres são selecionadas para seguir no programa e participar de uma série de mentorias com especialistas do comércio virtual. Acesse o site e se inscreva.

O programa foi criado para promover o e-commerce como estratégia de expansão e internacionalização, desenvolver competências em Gestão e Marketing Digital, além de definir proposta de valor e modelos de negócios com foco no comércio eletrônico internacional.

Todo conteúdo abordado nos encontros é disponibilizado para as participantes, bem como um plano de negócios para e-commerce internacional baseado na Metodologia Business Model Canvas, elaborado durante as mentorias. No final do programa Mulheres Globais, as empresárias brasileiras estarão habilitadas para atuar no comércio virtual.

Iniciativa potencializa o empreendedorismo feminino
Para começar a exportar é necessário conhecer as demandas dos compradores externos, os trâmites aduaneiros e diferentes normas regulatórias, enfrentar barreiras comerciais, dentre outros pontos. E o desafio pode ser ainda maior para elas: apenas 14% das empresas exportadoras e 13% das importadoras são de propriedade majoritariamente feminina, de acordo com o estudo Mulheres no Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).


Por meio do Convênio firmado entre a CNI e a ApexBrasil, as líderes de empresas terão a oportunidade de desenvolver competências organizacionais em gestão, produtos, marketing digital e comercialização com foco no mercado digital internacional. “A expectativa é que as mulheres saiam dessem projeto com uma proposta de valor e com o modelo de negócios estruturado para atuação estratégica no comércio eletrônico internacional”, explica a gerente do Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado.

Fonte: Apex Brasil

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