Estudantes do SESI são medalhistas em competição de foguetes
Alunos da Escola SESI Adonias Filho participaram da 44ª Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro
Pelo segundo ano consecutivo, estudantes da Escola SESI Adonias Filho, da região sul da Bahia, conquistaram a medalha de prata na Jornada de Foguetes, realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Desta vez, os premiados foram André Valete, Gabriela Rocha e Maria Letícia Luna, alunos do ensino médio, que representaram a equipe Vikings no evento. Realizada no final de setembro, a 44ª Jornada de Foguetes faz parte da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).
O foguete desenvolvido pelos jovens baianos alcançou 92 metros de altura, superando a marca da equipe Vikings em 2022, que foi de 75 metros. “Foi uma honra receber a medalha de prata, fiquei muito feliz e me senti orgulhosa do trabalho realizado”, comemora Gabriela Rocha, que, assim como os colegas, participou da Jornada de Foguetes pela primeira vez.
Mais de 70 equipes participaram da competição. Para isso, tiveram que construir o foguete de garrafa PET e a base de lançamento, além de calcular a quantidade ideal de combustível – uma mistura à base de vinagre e bicarbonato de sódio – para que o dispositivo atingisse a maior altura possível.
A experiência de outros integrantes da equipe Vikings, que também ficaram em segundo lugar na Jornada de Foguetes em 2022, contribuiu para o aperfeiçoamento do projeto. “A gente estava treinando lançamento desde o início do ano, avaliando a aerodinâmica do foguete e melhorias que poderiam ser feitas na base de lançamento”, conta André Valete. Os testes de lançamento foram realizados na Universidade Estadual de Santa Cruz.
Nos quatro dias de evento, os estudantes da Escola SESI tiveram uma programação intensa, com muito aprendizado e troca de experiências. “Assistimos às apresentações das equipes, que explicaram seus projetos, e participamos de seminários com os organizadores do evento. Quando chegamos lá, vimos várias ideias e diferentes formas de executar o projeto”, relata Maria Letícia Luna.
Os três jovens se prepararam para a Jornada de Foguetes sob a orientação e supervisão do professor de física, Henrique Leal, que viajou com eles para o Rio de Janeiro. O grupo também foi acompanhado por Ana Paula Dantas, que atua na área de comunicação e marketing do SESI na região Sul da Bahia. “Participar de eventos como a Jornada de Foguetes é importante para os nossos alunos, pois além de ter a oportunidade de se envolver com novas tecnologias e ideias inovadoras, eles também têm a chance de crescer como indivíduos, aprendendo ao mergulhar nos desafios propostos e trabalhando o espírito de equipe, ao colaborar com colegas de diferentes origens e visões”, destaca Ana Paula Dantas.