Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

21 de junho de 2023

Iniciação Científica: estudantes da Escola SESI ganham bolsa do CNPq 

Iniciação Científica SESI

Incentivo é para projeto de pesquisa que busca produzir componente de placa fotovoltaica.

Os alunos João Paulo Silva e Isaque Nunes ficaram em quarto lugar na área de Ciências Exatas na Febrace 2023. Foto: Divulgação SESI.

Dois estudantes da Escola SESI Bahia foram premiados com bolsas de pesquisa concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os alunos João Paulo Silva e Isaque Nunes ficaram em quarto lugar na área de Ciências Exatas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2023 e se credenciaram para concorrer ao incentivo concedido pelo órgão de fomento à pesquisa.  

“Além do incentivo financeiro, esse é um reconhecimento do principal órgão de incentivo à pesquisa no Brasil, que irá agregar ao currículo dos estudantes, como jovens pesquisadores, e ao do professor-orientador Rafael Sales”, comemora o gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia, Fernando Moutinho. 

Além de João Paulo Silva e Isaque Nunes, o projeto também foi desenvolvido por Rafael Matos Brito Pires. O objetivo dos estudantes da Escola SESI Djalma Pessoa foi produzir, em ambiente escolar, filmes semicondutores que são necessários para a fabricação de uma placa solar fotovoltaica. “O projeto surgiu com a ideia de que talvez pudéssemos fazer uma placa fotovoltaica em ambiente escolar. Com os estudos, percebemos que não é tão simples quanto parece e escolhemos uma das camadas da placa fotovoltaica para fabricar. Então, buscamos uma solução de baixo custo e baixa complexidade”, explicou Isaque de Pontes Nunes, quando o projeto foi selecionado como finalista da Febrace 2023. 

Orientador do projeto de pesquisa, o professor Rafael Sales não esconde o orgulho pela conquista dos alunos. “A geração de energia limpa é um grande desafio da nossa época. Ver nossos estudantes buscando soluções para este desafio global é um estímulo e mostra que o caminho para o desenvolvimento é a educação”, avalia. 

Assista: João Paulo Silva e Isaque Nunes falam sobre o programa de Iniciação Científica da Rede SESI Bahia de Educação:

Notícias relacionadas