Encontro discute importância das PPP para o desenvolvimento do NE
O presidente em exercício da Federação das Indústrias da Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, participou nesta quinta-feira, 19.10, no Centro de Convenções de Salvador, da abertura do evento P3C REGIONAL NORDESTE: BAHIA. O evento é uma iniciativa da Plataforma P3C – PPPs e Concessões de Investimentos em Infraestrutura no Brasil, realização da Necta e do Escritório Portugal Ribeiro Advogados.
O evento reuniu representantes do setor público e privado com o objetivo de discutir desafios e oportunidades de negócios e investimentos, bem como o fortalecimento da região Nordeste no âmbito nacional. Na mesa de abertura, além do presidente da FIEB, Francisco Petrônio de Oliveira Rolim, secretário executivo de Parceria Público Privada do Governo da Paraíba, Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste e Roberto Penna, vice-presidente Jurídico e de Relações Governamentais do Grupo CCR.
Carlos Henrique Passos destacou a importância do evento e por tratar de questões relevantes para a região. “Historicamente, o desenvolvimento da infraestrutura ficou a cargo dos governos, mas o fato é que o desenvolvimento socioeconômico impõe um outro ritmo e sabemos que a capacidade do Estado brasileiro fica aquém. Discutir PPPs e concessões é um caminho para agilizar esses investimentos e satisfazer a necessidade por serviços que promovam um ambiente mais competitivo”, destacou.
Para Passos, é uma realidade que os investimentos em infraestrutura têm ficado cada vez mais restritos no Brasil e que há um consenso de que o caminho para esse gap passa pelas PPPs e concessões. “Temos esperança de trazer modelos econômicos e jurídicos viáveis. Na Bahia temos problemas para resolver nas rodovias BR-116, 242, 324, para fazer as ferrovias chegarem aos portos, avançar em saneamento básico. Os modelos trazidos por PPPs e concessões podem ajudar a reduzir o tempo necessário para o acesso ao serviço que o modelo atual tem dificuldade de alcançar”, ressaltou.
PRIORIDADES
O evento contou com a presença do secretário especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, Marcus Cavalcanti. Ele fez uma apresentação em que destacou as prioridades da Secretaria para os próximos anos, que inclui aumentar o volume de investimentos, fomentar mecanismos de proteção e estruturação de projetos e melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Avanços na governança da agenda de investimentos do governo federal, que inclui o acompanhamento e gestão de empreendimentos pós-leilões também fazem parte das ações da pasta. Priorizar a implantação a política de Resíduos Sólidos Urbanos, retomar as obras paralisadas e apostar em projetos estruturantes integram a pauta federal.
O evento reuniu mais 600 participantes e trouxe mais de 60 palestrantes, especialistas regionais, nacionais e internacionais, que apresentaram novidades nos painéis sobre temáticas como financiamento de projetos, rodovias, soluções de conflitos, política e social, aeroportos, gestão pública, ferrovias, saneamento, mobilidade urbana, transporte portos, irrigação, energias renováveis e descarbonização.
A FIEB também esteve presente com um lounge que levou os principais serviços da entidade, dentre eles, o Observatório da Indústria.