Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

11 de novembro de 2024

IEL BA celebra 55 anos promovendo conexões para negócios, carreiras e inovação

Carreiras IEL JOIN Negócios PQF
Instituição contribui para o desenvolvimento de pessoas e empresas. Imagem: Shutterstock.

Neste mês de novembro, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) – Núcleo Regional da Bahia celebra 55 anos de contribuição ao mercado de trabalho baiano, consolidando-se como referência em intermediação de estágio e seleção de profissionais. Ao longo de sua história, o IEL Bahia se destaca pela preparação de jovens para o mercado.

Com programas de estágio, jovem aprendiz e bolsas de inovação, a instituição realiza um acompanhamento personalizado da jornada dos participantes, incluindo avaliações semestrais e capacitações baseadas em temas de interesse do público. Fernando Guimarães, presidente do Sindpacel e do Conselho Fiscal da Bracell, relembra sua própria trajetória no IEL: “Tive a oportunidade de fazer três estágios pelo IEL, cada um trazendo aprendizados que foram fundamentais para minha carreira. Meu último estágio resultou em uma contratação que durou sete anos, exemplificando o papel do IEL na formação de talentos para o mercado.”

<< Fernando Guimarães, presidente do Sindpacel e do Conselho Fiscal da Bracell. Imagem: Arquivo Pessoal.

Com uma trajetória marcada pela promoção de qualificação e inovação empresarial, a instituição tem se destacado no fomento ao desenvolvimento de negócios na região. Presente em 11 cidades baianas, o IEL vem intensificando o apoio às empresas locais.

A superintendente da instituição, Edneide Lima, destaca a importância de fortalecer parcerias com o setor produtivo e a aposta na qualificação como alicerce para o crescimento sustentável. “Nosso compromisso é preparar as empresas para os desafios do futuro, ajudando-as a se tornarem mais competitivas e inovadoras”, afirma.

>> A superintendente do IEL Bahia, Edneide Lima. Foto: Jefferson Peixoto/Coperphoto/Sistema FIEB.

Um dos principais programas que reforça essa atuação é o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), que celebra 19 anos com mais de 600 empresas atendidas. O PQF capacita fornecedores de produtos e serviços, facilitando a aproximação com grandes empresas, que estabelecem critérios específicos para atendimento, resultando em uma rede de fornecedores confiáveis e eficientes, especialmente voltados para práticas sustentáveis.

<<< Marcelo Dantas, coordenador da Comissão de Suprimentos do Cofic, destaca: “O IEL Bahia tem sido fundamental na qualificação de empresas locais, ajudando a suprir nossa demanda com mais segurança e qualidade.”

Além disso, o IEL Bahia impulsiona a inovação com o JOIN, uma metodologia de gestão estruturada para atividades inovadoras. Loyola Brandão, empresário à frente da Ecoloy, Salvar e Dumar, lembra como a participação na primeira turma do JOIN há uma década transformou sua gestão. “Foi um divisor de águas para minha indústria, trazendo uma nova perspectiva para todos os projetos que realizamos.”

Foto: Jefferson Peixoto/Coperphoto/Sistema FIEB.

Em âmbito nacional, o IEL também colabora em programas como o Procompi, iniciativa da CNI e do Sebrae, que fortalece as micro e pequenas indústrias. Recentemente, o projeto Governança no Reciclar envolveu 24 associações de catadores de materiais recicláveis, oferecendo capacitações e consultorias com foco na economia circular. “Essa ação fomenta a geração de empregos e renda, promovendo a sustentabilidade”, destaca Murilo Xavier, vice-presidente da FIEB.

Neste ano, o IEL inaugurou o Programa de Educação Executiva Global, levando 24 representantes de sindicatos industriais baianos ao MIT, nos Estados Unidos, para uma experiência imersiva em gestão e inovação. “Foi uma oportunidade única de atualização sobre os desafios tecnológicos atuais”, relata Hilton Lima, diretor da Biooleo.

Registro do Programa de Educação Executiva Global. Foto: Sandro Silva Amador e Locatelli.

“Assim, o IEL Bahia comemora seu 55º aniversário reafirmando seu papel essencial na criação de oportunidades para empresas e talentos, fomentando conexões que impulsionam o desenvolvimento econômico e social do estado”, acrescenta Edneide Lima.

Notícias relacionadas