25 de maio de 2022

Ford expande Centro de Desenvolvimento no Cimatec Park

CIMATEC FIEB Inovação P&D

Centro de Desenvolvimento, composto por um time de 1500 funcionários, tem papel estratégico na engenharia global da Ford

Evento contou com a presença do governador Rui Costa (E), do presidente da Ford Daniel Justo (C) e do presidente da FIEB Ricardo Alban (D) Fotos: Nalini Vasconcelos/SENAI CIMATEC

O presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, apresentou nesta terça-feira (24.05), ao governador da Bahia, Rui Costa, as  novas instalações do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil, localizado no SENAI CIMATEC PARK, em Camaçari. Acompanhado pelo vice-presidente da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb e Alex Machado, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul, Daniel Justo anunciou a expansão do Centro, com a criação de 500 novos postos de trabalho ao longo dos últimos meses.

“Fazer engenharia, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia no Brasil é viável, e o Centro de Desenvolvimento da Ford na Bahia é um grande exemplo da nossa competitividade”, afirmou Daniel Justo. O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Ricardo Alban, e o diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI Cimatec, Leone Andrade, também acompanharam a visita. A Ford é a primeira empresa a se instalar no SENAI Cimatec Park, complexo de inovação e tecnologia, que combina os conceitos de Science, Technology e Business Park, instalado numa área de mais de 4 milhões de m², no município de Camaçari.

“O CIMATEC Park é onde a gente colocou a nossa sede do Centro de Desenvolvimento no Brasil, apostando que esse ecossistema tem tudo para crescer e ser um dos grandes, se não, o maior centro de desenvolvimento de tecnologias do Brasil. A gente tem muito a crescer junto com o CIMATEC aqui na Bahia”, disse Daniel Justo.

Diretoria da Ford, da FIEB e do Cimatec no Centro de Desenvolvimento da Ford do Cimatec Park

Para o presidente da FIEB, Ricardo Alban, a expansão do Centro de Desenvolvimento marca um novo momento da Ford na Bahia. “O Centro de Desenvolvimento da Ford, com toda essa área de inovação e desenvolvimento de tecnologia, pensando no futuro, está alinhado com tudo que buscamos aqui no Cimatec Park para que a gente possa fazer daqui o que a gente vê no mundo afora, um ambiente de inovação, que atrai conhecimento, atrai jovens e empresas que queiram crescer e se completam”, afirmou.

“A Ford marca história, neste momento, ao ser a primeira grande empresa a se instalar no Cimatec Park. Outras grandes empresas virão, de outros setores, como óleo e gás, para fazer parte desse nosso ecossistema de apoio à inovação, com relevância nacional e inserção internacional”, disse Leone Andrade.

O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford na Bahia se consolidou como um importante polo de inovação para a marca, sendo responsável pela criação, execução e coordenação de projetos de alta complexidade.

Além do Centro de Desenvolvimento no Senai Cimatec Park, a Ford também promove ações de capacitação de profissionais , como o  curso de desenvolvimento de software, criado em parceria com o SENAI Cimatec com 80 vagas gratuitas para pessoas de baixa renda, em uma área que tem registrado alta demanda e disputa por profissionais.