Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

21 de setembro de 2022

Escola do SESI participou de ação educativa do TRE

Escola SESI

Em uma ação educativa de enfrentamento às fake news nestas eleições, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, por meio da Comissão de Combate à Desinformação, lançou três projetos educativos. O lançamento ocorreu na Escola SESI Bernardo Martins Catharino, localizada no bairro de Itapagipe e contou com a participação de mais de 500 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.


Além da “Urninha e Votinho no combate às Fake News e à Desinformação”, o TRE também lançou um Quiz, uma espécie de jogo eletrônico com perguntas e respostas, bem como um pacote de figurinhas com stickers sobre as eleições. A atividade conquistou os alunos, que elogiaram a iniciativa.

Para Pablo Oliveira Sacramento, 16 anos, aluno do 1º ano do ensino médio, a iniciativa foi “um apoio para os jovens que já votam este ano e para os que não votam ainda ficarem cientes do que está se passando”, revela. Ele destacou especialmente o fato de poder conhecer de perto como funciona a urna eletrônica.

A coordenadora pedagógica da área de Humanas, Ivana Silva Figuerêdo, que esteve à frente da organização da visita avalia que a experiência foi muito positiva. Ela explica que o trabalho com os alunos do ensino médio começou no mês de abril e culminou com a participação da Justiça Eleitoral.

“Tudo começou com o projeto Eleições e eu com isso?, das professoras Andreia Pereira Sanches (geografia), Jaciara Ferreira dos Santos (filosofia) e Iracema Seabra Guimarães (história)”, conta Ivana. O projeto estimulou os alunos a mergulharem fundo no processo eleitoral, partindo da criação de partidos políticos até a criação do material de campanha.

Por meio da parceria da escola com o TRE, além de conhecer as urnas eletrônicas, os estudantes também tiveram a oportunidade de ouvir uma palestra sobre o tema “O Eleitor do Futuro”, conheceram as urnas eletrônicas e receberam a cartilha de orientação contra fake news. A ação do TRE na escola envolveu também os estudantes do 9º ano.

“Nós agradecemos muito ao TRE pela parceria, que casou bem com o que já estava sendo feito na escola. E na escola, os alunos gostaram muito da iniciativa. O retorno que as professoras trazem é que eles estão fazendo campanhas de combate as fake News”, conclui.

Notícias relacionadas

EN PT