28 de março de 2023

Djalma Pessoa completa 100 anos e é homenageado pelo SESI Bahia

SESI

As comemorações do centenário de Djalma Pessoa vão ocorrer dia 30 de março, na reunião do Conselho Regional e inclui a realização de concurso literário

Conselheiro do SESI, Djalma Pessoa, completa 100 anos, dia 29 de março, e será homenageado Foto: Betto Jr/Coperphoto/Sistema FIEB

O Conselho Regional do SESI vai homenagear, dia 30 de março, em sua reunião mensal, às 10 horas, o seu mais antigo integrante, Djalma Ferreira Pessoa, que completa 100 anos, no dia 29 de março. Além das homenagens institucionais, o SESI Bahia também vai dedicar ao conselheiro um concurso cultural com a realização do Prêmio Literário Centenário Dr. Djalma Pessoa, que será lançado também no dia 30. O concurso será destinado aos estudantes da rede SESI dos ensinos fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Advogado de formação, Djalma Pessoa, além de ter participado ativamente da construção do Serviço Social da Indústria (SESI) na Bahia, também coleciona o feito de ter sido o primeiro funcionário da entidade. Ele foi admitido em 5 de maio de 1948 como assistente técnico, logo após a criação do SESI, no mesmo ano.

Ao longo de 40 anos, teve uma trajetória de ascensão profissional no SESI Bahia, assumindo diversos cargos. Foi chefe do Serviço de Administração, chefe de gabinete, diretor de divisão e procurador regional do SESI, além de ter assumido, por 27 anos, a Superintendência da entidade, no período de 1961 a 1988, quando se afastou, em razão de aposentadoria. A partir daí, passou a integrar, como titular, o Conselho Regional do SESI Bahia, do qual faz parte até hoje.

Djalma Pessoa viu surgir as primeiras iniciativas em Educação do SESI, testemunhando a inauguração da primeira escola, um Grupo Escolar localizado no bairro de Itapagipe, criado para acolher os filhos dos trabalhadores da indústria. Foi a unidade escolar que mais tarde deu lugar à Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, localizada no Caminho de Areia.

O espaço, que sedia também um centro esportivo, dotado de ginásio, academia e piscinas esportivas, também acolheu, recentemente, o mais novo projeto do SESI Bahia, o Centro Cultural SESI Casa Branca, formado por sala de arte, Varanda da Casa Branca e a Estação Ciência, museu tecnológico aberto ao público.

HOMENAGENS

Alvo de diversas homenagens pela sua trajetória no SESI, a principal delas, sem dúvida, foi a de ter emprestado seu nome a uma das escolas de referência do SESI Bahia: a Escola SESI Djalma Pessoa, inaugurada em 2010.

Fazendo jus ao seu patrono, a Escola SESI Djalma Pessoa coleciona, ao longo destes 13 anos, conquistas acadêmicas dos seus alunos e professores, incluindo premiações internacionais e reconhecimento pela excelência do trabalho desenvolvido. Além disso, destaca-se pelo desenvolvimento de projetos inovadores incluindo os de incentivo à robótica e à iniciação científica.

O patrono sempre se fez presente na vida acadêmica da escola, participando de atividades educacionais e culturais e sendo alvo também de homenagens acadêmicas e do Conselho. Foi destaque nas comemorações dos 70 anos do SESI Bahia e de diversas iniciativas dos estudantes.