24 de maio de 2022

Importância do calcário agrícola é lembrado pelo Sindical-Ba

FIEB Sindicatos
Extração de calcário Foto: Shutterstock

A indústria de calcário comemora nesta terça-feira, dia 24 de maio, o Dia Nacional do Calcário Agrícola

O calcário ocupa a quarta posição no ranking dos produtos minerais brasileiros, e, em 2021, foi responsável por 2% da produção mineral do país, conforme dados do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração.

A produção é realizada por cerca de 250 empresas de pequeno, médio e grande portes, espalhadas pelo Brasil, garantindo a geração de empregos, renda e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país. É neste contexto que nesta terça-feira, dia 24 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Calcário Agrícola.

A data é comemorada pelo Sindicato da Indústria de Mineração de Calcário, Cal e Gesso no Estado da Bahia (Sindical-BA) e demais sindicatos reunidos em torno da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal). De acordo com Sérgio Pedreira, presidente do Sindical-Ba, a entidade busca informar a sociedade sobre a importância do uso do calcário agrícola para o êxito do agronegócio brasileiro, que alimenta cerca de 800 milhões de pessoas no mundo.

O calcário agrícola é um dos insumos básicos para o agronegócio e vem contribuindo especialmente para a melhoria do solo as regiões de cerrado, permitindo o grande crescimento tanto da produção quanto da produtividade da agricultura brasileira e a sustentabilidade no campo.

No atual contexto mundial, em que se assiste à falta de fertilizantes, em razão da crise gerada pela guerra na Ucrânia, Pedreira aponta que a calagem do solo é uma das soluções para diminuir a dependência brasileira de importação de fertilizantes. O uso do calcário permite a potencialização dos fertilizantes, reduzindo assim a necessidade de uso dos produtos.

Para marcar as comemorações do Dia Nacional do Calcário Agrícola, neste 24 de maio, a Abracal preparou um vídeo que está disponível clicando aqui.