16 de novembro de 2022

COP27: Descarbonização na indústria é tema de painel mediado pelo presidente da FIEB

CIMATEC FIEB Indústria
Imagem: Iano Andrade/Portal da Indústria.

O papel da indústria na transição energética e os exemplos que o setor já apresenta, desenvolvendo tecnologia para tornar seus processos produtivos compatíveis com o meio ambiente e o crescimento econômico foi o tema do painel mediado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27.

No encontro, realizado nesta quarta-feira (16), com o tema “Ações para o Desenvolvimento do Mercado de Hidrogênio Verde no Brasil” representantes do setor industrial apresentaram cases rumo à uma economia descarbonizada. Para o presidente da FIEB, a modernização das indústrias e as novas práticas são fundamentais para a transição energética.

“A transição energética na direção das energias limpas é um movimento inevitável, pois o planeta não suportará o desenvolvimento econômico esperado com as emissões de gases de efeitos estufa que acompanham a produção atual. E os trabalhos de eficiência energética nas indústrias são o primeiro passo na direção da transição energética”, pontuou Ricardo Alban.

O painel contou com as participações da diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota América Latina e Caribe, Viviane Mansi, o diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI Cimatec, Leone Andrade, o consultor em Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Jurandir Picanço Júnior, e o diretor acionista da Unigel, Léo Slezynger.

O diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI Cimatec, Leone Andrade, falou sobre a produção do Hidrogênio Verde, uma das maiores apostas do setor produtivo para a descarbonização: “É estratégico para o Brasil não apenas exportar o Hidrogênio Verde (H2V), mas utilizá-lo fortemente para descarbonizar nossas indústrias. Além de exportar o H2V, a gente quer exportar o nosso aço verde, o nosso cimento verde, o nosso plástico verde e os nossos produtos manufaturados finais livres de carbono”.