25 de janeiro de 2023

CNI e Sebrae abrem inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação

CNI Inovação

Empresas interessadas em participar da 8ª edição do PNI podem se inscrever a partir desta quarta.
Novidade para este ano é a categoria especial destinada a reconhecer pesquisadores inovadores

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) abrem nesta quarta-feira (25) as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Nacional da Inovação (PNI). Consolidado como a principal iniciativa de reconhecimento e estímulo à prática de inovação no país, o PNI busca contribuir no processo de aprendizado e possibilitar troca de experiências, auxiliando na identificação de seus pontos fortes e oportunidades de melhorias em inovação e gestão da inovação.

De acordo com a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, o objetivo da premiação é reconhecer os
esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas empresas, ecossistemas e pesquisadores
que atuam no Brasil. “O PNI busca contribuir no processo de aprendizado e possibilitar troca de
experiências, auxiliando na identificação de seus pontos fortes e oportunidades de melhorias em inovação e gestão da inovação”, destaca Gianna.

Inscrições vão até o dia 31 de março – Para o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, o prêmio é uma oportunidade de dar protagonismo aos pequenos negócios que investem em inovação. “Será um momento de celebração e de aprendizado em que os participantes poderão se inspirar e compartilhar suas próprias iniciativas para alinhar o negócio com as atuais demandas de inovação do mercado”, diz Quick.

O PNI é mais uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação, que contribui para a construção de um ecossistema de inovação sólido, em prol do aumento da produtividade e da competitividade da
economia nacional, e do bem-estar dos brasileiros. Desde 2011, foram realizadas sete edições do prêmio que, somadas, tiveram 13.555 inscritos, reunindo instituições de todos os setores, portes e advindas de todo o país.

Os vencedores do prêmio vão ser contemplados com uma imersão em ecossistema de inovação organizada pela CNI e com uma bolsa em curso de educação-executiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Categorias – A novidade desta edição do prêmio é a categoria denominada “pesquisador inovador”, voltada a reconhecer o trabalho de pesquisa realizado por cientistas. De acordo com o regulamento, é preciso que a inscrição seja feita por uma empresa, e não pelo próprio pesquisador.

O público-alvo do PNI são pequenos negócios de todos os setores (comércio, indústria e serviço) e empresas industriais de todos os portes (pequenas, médias e grandes empresas), ecossistemas de inovação e pesquisadores inovadores. As categorias do prêmio são: Gestão da Inovação, Inovação de Produto, Inovação em Processo; Inovação para Sustentabilidade; e Destaque em Saúde e Segurança no Trabalho.

Para cada categoria e para o destaque existem três modalidades de reconhecimentos: pequenos negócios, médias empresas e grandes empresas. Já para os ecossistemas de inovação as modalidades são: pequeno porte, médio porte e grande porte.

Fonte: Imprensa CNI.