Ciclo de Mulheres da Indústria é iniciado com foco em liderança e inclusão
Iniciativa da FIEB e Sebrae Bahia reúne empresárias para fortalecer a atuação feminina no setor industrial
A FIEB, por meio da Gerência de Relações Sindicais e em parceria com o Sebrae Bahia, deu início ao Ciclo de Mulheres na Indústria na última terça-feira (11). A aula inaugural foi ministrada pela psicóloga e instrutora de mindfulness Ana Martha Lima, abordando temas como liderança e autoconhecimento para as mais de 70 empresárias presentes no evento. O presidente da Federação, Carlos Henrique Passos, também participou da abertura.
Durante o evento, Passos destacou que, embora a presença feminina na indústria ainda seja pequena, avanços vêm sendo conquistados gradualmente. “Está muito desequilibrado, mas, ao longo do tempo, essas diferenças vão sendo reduzidas à medida que as pessoas passam a enxergar essa presença como algo natural. Acho que é assim que construímos sem destruir. Essa é a nossa missão, o nosso maior objetivo”, afirmou.
A presidente do Comitê da Mulher na Indústria, Renata Müller, ressaltou a relevância do ciclo, que integra o projeto Trilha Associativa, como uma estratégia para fortalecer a presença feminina no setor. “Não dá para falar sobre esse tema sem encarar a realidade, mas precisamos buscar soluções juntas, porque a solução é coletiva. Para isso, é essencial ampliar a participação das mulheres nos sindicatos e, consequentemente, na Federação”, apontou.
Ela também mencionou os desafios da inclusão feminina no ambiente sindical, ainda predominantemente masculino. “No ano passado, conseguimos um aumento significativo da participação feminina nas diretorias dos sindicatos. Isso não foi por acaso, mas resultado de um ‘trabalho de formiguinha’, feito diretamente com os presidentes de sindicatos e aqui na Federação. Esse Ciclo é fundamental para termos uma FIEB mais representativa e feminina”, avaliou Müller.
Participação feminina em crescimento
O Ciclo de Mulheres da Indústria contará com 16 encontros, distribuídos em oito módulos, abordando temas estratégicos do universo empresarial e feminino, além de promover visitas técnicas e outras atividades. Empresárias de mais de 20 segmentos industriais e de diversas regiões da Bahia se inscreveram, desde aquelas que já ocupam cargos relevantes em seus sindicatos até iniciantes no contato com a Federação.
Juliana Martins, da Juliage, indústria de dermocosméticos, destacou o impacto positivo da iniciativa. “Minha indústria fica em Juazeiro, e eu sou nova aqui. Achei a proposta excelente, pois me permitiu conhecer melhor as ações do Sistema FIEB e trocar experiências com outras empresárias. Antes, eu buscava referências em São Paulo sem saber que já existia esse suporte na Bahia. Agora, me sinto acolhida e pronta para viver essa jornada”, contou.
Já Nayana Pedreira, empresária da Aquaroma e vice-presidente do Sindicato da Indústria de Cosméticos e Perfumaria da Bahia, reforçou a importância do projeto. “Estou na FIEB há 12 anos e tenho acompanhado o crescimento da presença feminina. Esse ciclo, além de oferecer formação, é um movimento para conectar, engajar e fortalecer a participação das mulheres. Acho que esse talvez seja o maior ganho: trazer mais mulheres para cá e incentivar sua atuação no dia a dia da Federação. E, claro, conhecimento nunca é demais. Vamos nos apropriar ao máximo de tudo que vem por aí”, destacou.