Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

23 de novembro de 2023

Centro Cultural SESI Casa Branca: um ano de conexão com Salvador

Centro Cultural SESI Casa Branca Estação Ciência SESI

Espaço foi inaugurado em 23 de novembro de 2022 e já faz parte do circuito de cultura, lazer e arte da capital

Centro cultural localizado em Itapagipe completa 1 ano Fotos: Gilberto Jr/Coperphoto/Sistema FIEB

O Centro Cultural SESI Casa Branca completa, no mês de novembro, um ano de inaugurado. Poderia ser apenas uma simples celebração, mas neste primeiro ano de atividades comemora-se, em especial, o fato de o espaço ter se consolidado como novo centro cultural fora do eixo da Orla Atlântica de Salvador.

Situado no Caminho de Areia, na Cidade Baixa, o SESI Casa Branca foi inaugurado em 23 de novembro de 2022, no emblemático casarão do início século 20, o Solar Machado. Dotado de um complexo de cultura e lazer que inclui a Estação Ciência, museu de ciência e tecnologia; a Varanda da Casa Branca, espaço cultural para pocket shows e apresentações musicais; e a Sala de Arte Letieres Leite, o espaço comemora mais de 15 mil visitantes neste primeiro ano de atividades.

O saldo é considerado positivo pela superintendente executiva de Educação e Cultura do SESI Bahia, Cléssia Lobo. “Neste primeiro ano terminamos com um saldo muito positivo, seja pelo fluxo médio de 800 a 1000 visitantes por mês, seja pela parceria com escolas particulares e públicas, que é um dos focos deste projeto, e por este espaço estar se consolidando como alternativa cultural para o entorno da Cidade Baixa”, destaca.

Cléssia lembra que o Centro Cultural SESI Casa Branca não oferece apenas uma modalidade ou única linguagem cultural e artística, são diferentes modalidades reunidas em um mesmo espaço. “A gente tem a Estação Ciência, um museu de ciência e tecnologia, a Sala Letieres Leite, que pode ser conjugada à Estação Ciência, aproveitando o visitante para ir assistir uma peça teatral ou a um conteúdo audiovisual, já que é um espaço no qual podemos fazer projeções de cinema”, destaca. Ela lembra ainda que o Centro Cultural tem ainda a Varanda da Casa Branca, voltada para valorização dos artistas locais. “Mais um espaço agregador para a comunidade local”, destaca.

AMPLIAÇÃO

Com os resultados alcançados até agora o SESI já começa a pensar em novas possibilidades para o espaço. “Vamos continuar a produzir mais conteúdos relevantes e atuais para o público, o que inclui ampliar os espaços de interação tecnológica da Estação. A ideia é que o visitante possa ter ainda mais interações lúdicas que tragam conceitos importantes da ciência e do dia a dia das pessoas para que se amplie o aprendizado sobre o funcionamento do mundo”, acrescenta.

Neste sentido, o SESI trabalha também para ampliar o leque de parcerias com empresas e a comunidade e ainda incluir o espaço na programação de exposições itinerantes de Salvador. “A expectativa é ampliar para o dobro do tamanho de hoje e para mais atividades maker, mão na massa, do fazer, experimentar e interagir com os espaços de exposição”, completa a gestora.

PARCERIAS

Além das ações culturais de teatro, música e lazer, o centro cultural também tem atuado como apoiador de iniciativas públicas. Um exemplo é a parceria com a Fundação Gregório de Mattos, entidade municipal de promoção da cultura, que utiliza o espaço como polo do projeto Boca de Brasa para a região da Cidade Baixa.

A Estação Ciência, voltada para o público infanto-juvenil, foi o primeiro espaço do complexo cultural aberto à visitação e é a principal atração do Casa Branca. Com o início das atividades em dezembro de 2022, a estação já recebeu, até o momento, mais de nove mil visitantes, principalmente, grupos de estudantes de mais de 40 escolas.

A Sala Letieres Leite foi o segundo espaço a acolher o público, no mês de janeiro, e soma até o momento mais de cinco mil espectadores. No período, foram mais de 80 pautas de espetáculos, desde musicais, teatro e apresentações para adultos e crianças. No mês de outubro, o destaque foi o Festival da Imaginação, que ofereceu diversos espetáculos de teatro para o público infantil, além de oficinas de contação de história, consolidando a vocação do espaço como alternativa de lazer para o público infanto-juvenil.

Como parte da parceria com a Fundação Gregório de Mattos, passaram pela sala espetáculos gratuitos como Godó – O mensageiro do Vale, Maria – Ao Vivo, En(cruz)ilhada, A Filha da Monga e Medeia Negra, além de shows musicais como o André Macedo canta Moraes Moreira e o show Outras Melodias. O centro cultural também sediou a Mostra Interior em Cena – Prêmio Braskem e o Festival Petiz, voltado para público infantil.

A Varanda da Casa Branca também vem se consolidando como um espaço para apresentações musicais e soma, ao longo deste ano, 24 pautas ou locações realizadas.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Para marcar o primeiro ano de atividades, o Centro Cultural SESI Casa Branca realiza apresentações exclusivas para a comunidade e convidados. No dia 23.11, às 18h30, haverá apresentações com a participação da Orquestra Jovem SESI e do Coral Jovem SESI. A orquestra e o coral funcionam ao longo do ano no primeiro andar do centro cultural e prepararam uma apresentação especial para comemorar a data.

A comunidade terá acesso gratuitamente ao espetáculo de comemoração. Para isso, será liberada a retirada de ingressos gratuitos na unidade com uma hora de antecedência. Para acompanhar todos os detalhes da programação, é importante acompanhar pelo Instagram do Centro Cultural: @sesicasabranca.

O espetáculo musical do dia 23.11 terá a regência dos maestros Gabriel da Soledade e Gleidiane Macedo.

SOBRE O CENTRO CULTURAL SESI CASA BRANCA

O Centro Cultural SESI Casa Branca é um espaço que abriga a Estação Ciência (museu interativo), a Sala Letieres Leite (teatro), Varanda da Casa Branca (área para encontros e apresentações artísticas) e a Orquestra Jovem SESI (salas de aula e ensaios da orquestra formada de alunos da Escola SESI – uma parceria com a Neojiba). Desde sua inauguração, tem sido um ponto de encontro para a comunidade local.

SOBRE A ORQUESTRA E CORAL

A Orquestra Jovem SESI foi criada em setembro de 2011, com a proposta de formar uma Orquestra Sinfônica e Coral infanto-juvenil do Serviço Social da Indústria – SESI Bahia em parceria com a Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).

Desde a sua criação já foram realizadas mais de 200 apresentações com aproximadamente 30 mil expectadores. Essa parceria é pioneira e, com certeza, um grande diferencial da escola, pois os participantes desenvolvem o respeito ao outro, autodisciplina, paciência, sensibilidade, concentração, capacidade de pensar coletivamente, importância do estudo e respeito às diferenças, habilidades e valores tão ricamente experiências durante as atividades.

Já passaram pela Orquestra cerca de 1.500 alunos, que é formada atualmente por 115 meninos e meninas, entre 11 e 17 anos, e 20 monitores em 12 áreas. A Orquestra possui fins educacionais. As apresentações acontecem em eventos próprios ou mediante solicitação ao SESI.

Notícias relacionadas