Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

26 de abril de 2022

Lançada capacitação gratuita para empresas interessadas em exportar

CIN Comércio Exterior IEL PEIEX

ApexBrasil e IEL lançaram em Salvador novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) que vai beneficiar 375 empresas da Bahia e Sergipe

Superintendente do IEL, Evandro Mazo, Rita Albuquerque e Sérgio Farias, da Apex, participaram do lançamento Foto: GCI

Procuram-se empresas interessadas em expandir os negócios e se lançarem no mercado internacional. Este foi o convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) que lançaram, nesta terça-feira, dia 26.04, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador, o novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), que atenderá, gratuitamente, 375 empresas na Bahia e Sergipe.

Podem se inscrever no programa, empresas de diversos portes e segmentos, produtoras de bens e ofertantes de serviços. A qualificação é gratuita e tem duração de quatro a seis meses, de acordo com a disponibilidade e maturidade da empresa e prevê atendimento de especialistas em comércio exterior sobre como vender para o mercado externo. Ao final do ciclo, as empresas poderão participar das ações de promoção comercial da ApexBrasil.

Na Bahia, são 100 vagas para empresas da RMS, 100 para a Região de Feira de Santana, 50 na Região Sul, 50 na Região Sudoeste e 50 na Região Oeste e 25 vagas para Sergipe. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail peiex.rms@fieb.org.br ou telefone (71) 3343-1461.

O Peiex é executado na Bahia e em Sergipe desde 2008. Desde então, já atendeu 1.713 empresas. Atualmente, o programa conta com quatro núcleos, localizados em Salvador, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães e Ilhéus, além de dois polos: um em Vitória da Conquista e outro em Aracaju.

OPORTUNIDADES

O superintendente do IEL Bahia, Evandro Mazo, lembrou que a parceria do IEL com o Peiex já dura mais de 14 anos. Ele destaca que, ao longo destes anos, o programa amadureceu e a metodologia passou a ser focada em estratégias comerciais, que facilitam o engajamento do empresário.

A coordenadora de qualificação da Apex Brasil, Rita Albuquerque, lembrou que “existem oportunidades reais para as empresas brasileiras.”

De acordo com Maira Rodrigues, gestora do Peiex na ApexBrasil, estudos apontam que quanto mais intensa é a atividade de negócios internacionais para um determinado estado ou região, maior o impacto para o desenvolvimento econômico.  “A ideia é aumentar a participação do estado nesta atividade, por isso a Apex busca a parceria das instituições  locais que detêm todo o conhecimento, do empreendedorismo para nos apoiar na execução desse projeto”, sintetizou.

Durante o evento de lançamento, foi selado ainda o papel do Comitê Consultivo, que envolve diversas instituições, como Sebrae, Senai, INPI e bancos. Segundo Evandro Mazo, elas se unem para ofertar, num processo articulado, soluções para apoiar as empresas no processo de exportação. “Esta sinergia faz muito sentido no mundo que estamos vivendo, de excesso de informação e o pequeno empresário fica perdido sobre como trilhar caminho para exportar”.

Nesta quarta-feira, o novo ciclo do Peiex será lançado em Aracaju e no próximo dia 4 de maio, será realizado também o evento de lançamento do Núcleo de Luís Eduardo Magalhães (LEM). Em Luís Eduardo Magalhães o evento está marcado para as 08h30, no auditório do Hotel Solar Rio de Pedras, localizado na Rua Enedino Alves da Paixão, 4788 – Jardim Paraiso Fase I. Informações: (77) 3611-6971 ou pelo e-mail: monitor.lem@apexbrasil.com.br.

CASE

Durante o lançamento do novo ciclo do Peiex, foram apresentados três cases de empresas que participaram anteriormente do programa. Um deles foi o da Biosani Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento. Representante da empresa, Dina Alves conta que a empresa participou do programa em 2019. Graças ao apoio do Peiex a empresa conseguiu promover a internacionalização da tecnologia da empresa e hoje é fornecedora para a Europa.

Para ela, o mais importante para se tornar uma empresa exportadora é planejamento e organização. ‘Não basta você ter um bom produto, uma boa marca ou tecnologia. Você precisa se organizar, se planejar para ter a qualidade exigida pelo mercado internacional”, ensina.

As outras duas empresas que apresentaram suas experiências no programa foram a Olívia Conceito, representada por Misna Magalhães, e Floryl, representada por José Líbio Cajazeira.


SOBRE O PEIEX



PEIEX é o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela ApexBrasil para que a empresa inicie o processo de exportação de forma planejada e segura.

O Programa é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da ApexBrasil com instituições de ensino (Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa) ou Federações de Indústria.

Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do PEIEX na qualificação de empresas.


SOBRE A APEXBRASIL



Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Sobre o IEL


Mais do que caminhar ao lado da indústria, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL, fundado em 1969, ajuda as empresas a ganharem competitividade. O IEL oferece serviços que, aplicados individualmente ou em conjunto, ajudam a melhorar os processos internos da empresa e colaboram com o seu crescimento e de seus colaboradores.

Notícias relacionadas