Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

11 de abril de 2023

Banco do Nordeste estimula a economia circular na Bahia

FIEB Indústria Sustentabilidade

Plano de Ação Territorial voltado para a Região Metropolitana de Salvador foi lançado nesta segunda-feira

Ricardo Alban participou do evento e destacou a importância da iniciativa Fotos: GCI/Sistema FIEB

O presidente da FIEB, Ricardo Alban, participou nesta segunda-feira, 10.04, no SENAI Cimatec, ao lado dos superintendentes do Banco do Nordeste, Diego Rocha Batista, da Bahia, e João Robério Pereira Messias, de Políticas de Desenvolvimento Sustentável, do lançamento do Plano de Ação Territorial (PAT) da Economia Circular da Região Metropolitana de Salvador.

Promovido pelo Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter) e com a coordenação dos diversos atores que participaram da formação do Comitê Gestor da atividade, o PAT da Economia Circular nasce de uma demanda das instituições, parceiros institucionais e econômicos do Banco do Nordeste da região metropolitana, que identificaram na economia circular a atividade a ser priorizada e fortalecida por meio de uma governança local.

As ações estão pautadas no crescimento da cadeia, na formação e capacitação dos catadores de materiais recicláveis e incorporação de inovações tecnológicas que, concomitantemente, atendem aos pilares da política ASG (Ambiental, Social e Governança).

  
Ricardo Alban parabenizou o Banco do Nordeste e demais parceiros envolvidos na criação do PAT e destacou que é possível fazer muito mais na gestão do descarte de resíduos sólidos, com o envolvimento dos agentes públicos para gerar riqueza, emprego e atividade econômica.

“Acredito tanto na economia circular que a gente já incorporou esta atividade, não é demagogia, nem idealismo: é prática”, pontuou Alban. O presidente revelou também que estava nos planos da FIEB construir no SENAI Cimatec um centro de economia circular e que estas tratativas devem ser retomadas com o governo federal para trazer este projeto para a Bahia.

O PAT da Economia Circular da RMS conta com o envolvimento direto de quatro sindicatos vinculados à FIEB – Quimbahia, Sindpacel, Sindifit, Sindvest – e empresas associadas, como a Carbongreen, Penha Papeis, Bocazul, Ecoloy, Camisa Polo, Braskem e Solar-Coca-Cola.

FORTALECIMENTO DA CADEIA

Representante da Carbongreen, empresa de reciclagem de plástico, Hilton Barbosa Filho falou da importância do Prodeter. “Esse programa tem a função de contribuir para que as cooperativas, catadores e associações possam se organizar e crescer para assegurar o fornecimento da cadeia”, explicou.

De acordo com Hilton Filho, a Carbongreeen, enquanto comprador, necessita que a sociedade se conscientize e fomente a coleta seletiva. “Esta é a forma de dar destinação correta aos resíduos e de alimentar as cooperativas”, destacou.

Para ele, o lançamento do PAT da Economia Circular é um caminho para virar a página do setor de reciclagem. Durante muito tempo, segundo ele, o setor não era visto como um grande negócio, “hoje é um negócio necessário e de grande potencial e precisa ser organizado”, reforçou.

LÓGICA CIRCULAR

O superintendente estadual Diego Rocha lembrou o PAT faz parte de um projeto maior que se propõe a mudar a lógica pautada na economia linear para a circular: ao invés de descartar o que extraímos, se propõe a transformar, consumir e reaproveitar quantas vezes for possível, aumentando a vida útil da utilização da matéria-prima.

“O mercado exige que todos nós façamos parte deste movimento. Somos capazes de transformar a sustentabilidade em vantagem competitiva e este é o objetivo e a visão do Prodeter, através deste plano de ação territorial”, declarou. “O BNB tem a honra de fazer parte deste movimento que tende a qualificar e elevar ao um patamar ainda maior a economia circular no nosso estado e na RMS”, acrescentou.

Dentre os parceiros na composição do PAT Economia Circular, estão as prefeituras de cinco municípios: Salvador, Mata de São João, Simões Filho, Lauro de Freitas e Camaçari, Unesco Sost – Transcriativa, Fundação José Silveira, Braskem, Carbongreen, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Governo do Estado, Central Única das Favelas (CUFA), Sebrae e cooperativas de tratamento de resíduos sólidos. 


CERTIFICAÇÃO

Representantes das instituições e especialistas do comitê gestor do PAT da Economia Circular foram homenageados

No encerramento do encontro desta segunda-feira, a Braskem, integrante do comitê gestor do PAT Economia Circular, certificou agentes de gestão de cooperativas de triagem de resíduos sólidos urbanos que participaram de curso de capacitação, promovido pelo Programa Ser+ da companhia. O treinamento, com duração de seis meses, visou a preparação de novos cooperados para apoio aos líderes na gestão das entidades, a partir do desenvolvimento de competências em gestão de processos, gerenciamento e recrutamento de pessoas, controle e mensuração de indicadores e implementação de ações.

Os integrantes do Comitê gestor também foram homenageados, entre eles, o representante da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Luiz Hermida.



Com informações da Ascom do BNB

Notícias relacionadas