6 de julho de 2023

BAMIN e IEL-BA iniciarão Programa de Qualificação de Fornecedores

Economia IEL Indústria

Iniciativa contemplará mais de 50 fornecedores das cidades no entorno dos projetos integrados da BAMIN no interior da Bahia.

Uma parceria entre a BAMIN e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA), instituição vinculada à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), implementará a qualificação de pequenos e médios fornecedores, com foco principal nas cidades que receberão as obras do primeiro lote da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1). O Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) atuará na melhoria desta rede de negócios, fomentando a economia local e fortalecendo o processo produtivo.

Ligando as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, a FIOL 1 representará um vetor de desenvolvimento e oportunidades para os negócios no interior da Bahia. Com um total de 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios, a ferrovia tem previsão de estar concluída e em operação a partir do ano de 2027. O Lote 1F, por onde começam as obras, possui 127 quilômetros de extensão, ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. O evento que oficializou o início
dos trabalhos aconteceu no dia 3 de julho com a presença de executivos nacionais e globais da BAMIN, e do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além de autoridades públicas.

O objetivo do Programa de Qualificação de Fornecedores é também contribuir com o aumento da competitividade das empresas situadas nos municípios que integram a região de influência dos empreendimentos BAMIN (Porto Sul, FIOL e Mina Pedra de Ferro), a partir da realização de treinamentos e consultorias nas principais áreas de gestão – qualidade, estratégia, marketing e vendas, pessoas, finanças e custos, meio ambiente e saúde e segurança no trabalho. Além disso, o Programa de Qualificação de Fornecedores favorecerá a geração de parcerias comerciais entre as empresas participantes do Programa e a BAMIN, com a realização de Rodadas de Negócios.

O Programa terá duração de cerca de 12 meses e espera beneficiar mais de 50 empresas em quase 30 municípios do estado, tendo como prioridade inicial os pequenos e médios empreendimentos localizados nos municípios do primeiro trecho de construção da ferrovia. Cada empresa participará de mais de 100 horas de orientação voltadas para o desenvolvimento do seu negócio. Os fornecedores serão escolhidos sob a orientação de critérios como tamanho e capacidade de evolução. Eles passarão por avaliações, treinamentos e rodadas de negócios para exercitarem habilidades do mundo dos negócios.

SOBRE A BAMIN
A BAMIN está construindo um novo corredor logístico de integração e de exportação para a mineração e para o agronegócio para o Brasil, investindo R$ 20 bilhões nos projetos que incluem a Mina Pedra de Ferro, em operação na cidade de Caetité, e os projetos de solução logística integrada: Porto Sul, em Ilhéus, e a FIOL 1, que ligará Caetité a Ilhéus, com 537 km de extensão. A previsão é de que a ferrovia e o Porto Sul estejam prontos em 2027.

Fonte: Darana Comunicação