Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

17 de julho de 2023

APL de Confecções baiano é modelo para Pernambuco

FIEB Sindicatos

Representantes da Agência de Desenvolvimento e Associação Comercial conheceram projetos setoriais no Condomínio Bahia Têxtil.

Pernambucanos foram recebidos pelo presidente do Sindvest Salvador, Hari Hartmann. Fotos: Divulgação / Sindvest Salvador.

Uma delegação de Pernambuco visitou o Condomínio Bahia Têxtil nesta segunda-feira, dia 17.07, para conhecer o Arranjo Produtivo Local de Confecções (APL de Confecções) do Polo de Vestuário. O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Adepe), Andre Teixeira Filho, o diretor geral de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Adepe, Paulo Neves e o diretor da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), Paulo César Valeriano foram recebidos pelo presidente do Sindicato da Indústria de Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria do Estado da Bahia (Sindvest Salvador), Hari Hartmann.

Na visita técnica, eles conheceram as instalações do Condomínio Bahia Têxtil e o espaço de coworking para empreendedores do setor. “Esse benchmarking é importante para construir pontes com polos de confecções de diferentes estados, compartilhar experiências e prospectar futuras parcerias”, explica Hari Hartmann, que também é presidente do APL de Confecções.

Visitante conheceram as instalações do Condomínio Bahia Têxtil e o espaço de coworking para empreendedores do setor.

Na oportunidade, a delegação pernambucana conheceu o espaço colaborativo para empreendedores do setor têxtil, inaugurado em junho deste ano, que integra o APL de Confecções. Com um investimento de R$ 1,3 milhão, o espaço conta com equipamentos de última geração, que serão disponibilizados para uso compartilhado pelas indústrias de confecções associadas ao APL e comunitárias.

No local, micro e pequenos empreendedores terão acesso equipamentos para fabricação e finalização de peças de vestuário. Equipamentos usados na finalização de peças, como máquinas eletrônicas para travetar, fusionar, fazer costura reta e um triturador tecidos, foram entregues pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti), a partir de recursos originários de emendas parlamentares de iniciativa dos deputados Lídice da Mata (PSB) e Daniel Almeida (PCdoB), bem como contrapartida estadual, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O APL de Confecções funciona no Condomínio Bahia Têxtil, que é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, o município de Salvador e os pequenos empresários industriais. Localizado no bairro do Uruguai, na capital baiana, o condomínio reúne 25 pequenas indústrias do segmento de vestuário e emprega cerca de 800 trabalhadores.

Notícias relacionadas