Vice-presidente Geraldo Alckmin conhece estrutura do Cimatec Park
Complexo industrial, em Camaçari, foi criado para abrigar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação de grande escala
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, visitou o SENAI CIMATEC Park nesta segunda-feira, 09 de outubro. Acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ele foi recepcionado pelo presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, e pelo presidente eleito da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban.
Na oportunidade, Geraldo Alckmin falou sobre o trabalho de excelência desenvolvido pelo SENAI e destacou a atuação do CIMATEC para o desenvolvimento da indústria. “O CIMATEC é uma instituição de excelência e faz o que é uma necessidade do Brasil, que é unir o setor produtivo, os institutos de pesquisa e a universidade para avançar em pesquisa que se traduza em patentes, produtos e serviços melhores para que o Brasil possa crescer mais”, pontuou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
O presidente em exercício da FIEB, Carlos Henrique Passos, ressaltou que o SENAI CIMATEC Park é um esforço do Sistema FIEB em proporcionar uma nova indústria. “Sabemos que essa nova indústria tem que vir a partir da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação. É isso que essa casa faz em favor da indústria. E com o apoio do governo da Bahia, do governo municipal e do governo federal, essa atuação pode ser ainda mais exitosa”, ressaltou.
Já o presidente eleito da CNI, Ricardo Alban, lembrou que o Sistema FIEB é parceiro da indústria automobilística brasileira e destacou que o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil está situado no SENAI Cimatec Park. “Atualmente são 1.200 profissionais vendendo engenharia de brasileiros para o mundo inteiro”, disse.
O diretor-geral do SENAI CIMATEC, Leone Andrade, fez uma apresentação sobre a trajetória do SENAI na Bahia, destacando o modelo de atuação do SENAI CIMATEC, que possui expertise em 44 áreas tecnológicas. O gestor falou, ainda, sobre projetos desenvolvidos pela instituição. “Hoje nós temos, só no portfólio de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, 110 projetos assinados e andamento, o que representa um investimento de mais de R$1 bilhão. Isso faz do CIMATEC a maior ICT do país de apoio à inovação industrial. O seu ministério pode contar com o SENAI CIMATEC em apoio a políticas públicas”, frisou.
A apresentação também destacou a proposta de criação de um Centro de Desenvolvimento e Certificação para Mobilidade, com foco na formação de pessoas, testes e homologações para a mobilidade do futuro.
Visita às instalações
Situado em uma área de 4 milhões de m², no Polo Industrial de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, o Cimatec Park reúne os conceitos de parques científico, tecnológico e empresarial. O complexo industrial foi criado para abrigar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação de grande escala e alta complexidade. Atualmente o complexo de inovação está na terceira etapa de ampliação e conta com onze galpões industriais.
A comitiva visitou cinco dessas estruturas, como o galpão onde funciona o primeiro Bureau de Manufatura Aditiva da América do Sul, inaugurado em 2021. O Bureau realiza impressões complexas, atendendo a empresas e startups de diversos setores, em modelo de cooperação, participando de todas as fases de desenvolvimento de um produto, desde concepção, prototipagem, impressão de peças finais, até acabamento, testes e metrologia.
Outra estrutura apresentada na visita foi o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil, que tem papel estratégico na engenharia global da empresa. O centro reúne cerca de 1.200 profissionais voltados para o desenvolvimento de projetos que podem ser aplicados mundialmente pela montadora.
Também participaram da visita o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, além de outras autoridades e executivos do Sistema FIEB.
Antes da visita ao CIMATEC Park, Alckmin participou do lançamento da pedra fundamental de três futuras fábricas da montadora de carros elétricos BYD e esteve presente na cerimônia que marcou o início da produção da expansão da fábrica de pneus Bridgestone.
O presidente em exercício da FIEB, Carlos Henrique Passos, explica neste vídeo sobre a importância da visita do ministro Geraldo Alckmin ao SENAI CIMATEC.
Confira mais fotos do evento: