Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

6 de junho de 2025

Abriram as portas do SENAI e ganharam um mundo de possibilidades

Carreiras Formação Profissional Mundo SENAI

Evento Mundo SENAI é uma mostra das inúmeros caminhos profissionais apresentados pela instituição, referência em formação para o trabalho

Estudantes experimentam tecnologias e conhecem possibilidades no mundo do trabalho industrial. Fotos: Wilson Sabadin/Coperphoto/Sistema FIEB.

Nos dias 5 e 6 se junho, as unidades do SENAI em toda a Bahia abriram as portas para uma imersão em conhecimento, inovação e oportunidades. Com uma programação intensa e diversa, o Mundo SENAI reuniu palestras, minicursos e oficinas, além de acesso a laboratórios e toda tecnologia utilizada nos cursos técnicos, de qualificação, aperfeiçoamento e ensino superior da instituição.

“É um ambiente de troca, aberto para a comunidade e para empresas e escolas parceiras, que participam e nos visitam, podendo experimentar nossa estrutura. As atividades oferecem várias oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal”, afirma Ana Pesi, analista da área de Carreira do SENAI Bahia.

Curiosos em aprender sobre outras profissões, Diogo Lopes e Micael Sena, de 17 anos, alunos do Ensino Médio da Escola SESI Itapagipe e do curso técnico do SENAI de Automação Industrial no SENAI Dendezeiros (de forma articulada), aproveitaram o Mundo SENAI para participar de um minicurso sobre na área Refrigeração.

Com pais atuando no mercado da Climatização, eles enxergam um cenário promissor e pretendem se qualificar. “Os componentes são muito parecidos, percebemos que está todo interligado – a Automação, a Eletroeletrônica e a Refrigeração – e viemos conhecer mais”, explicou Diogo.

Acessibilidade – Márcio Almeida, 48, que tem deficiência auditiva, é aluno do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas do SENAI e veio participar de uma oficina de Figma, uma ferramenta de design baseada na web, que permite criar, compartilhar e testar designs para produtos digitais, como websites e aplicativos. Com a ajuda de uma tradutora de Libras, ele acompanhou a aula, que pretende transformar em aplicação como profissional.

“Eu trabalhava no comércio e, após ser desligado de uma loja, resolvi apostar na formação nesta área e quero ser desenvolvedor. A oficina é mais um passo na construção de conhecimento”, contou.

“Duolingo da educação” – Na prática, o Mundo SENAI é uma oportunidade de mergulhar no ambiente de aprendizagem das profissões do futuro, além de visualizar o mercado de trabalho, por meio de atividades diversas e projetos e conhecer projetos inovadores. Um dos apresentados pelos alunos concluintes de cursos técnicos foi uma plataforma gamificada gratuita para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com conteúdos do YouTube Edu e o banco de dados de questões do Enem, a ferramenta ajuda quem quer estudar de uma forma lúdica, permitindo personalização de avatares e temas, além de desbloquear conquistas, entre outras possibilidades. “É um Duolingo (plataforma online de aprendizado de idiomas) aliado à Base Nacional Curricular”, explica Ravi Brandão, 19, um dos estudantes responsáveis pelo projeto, do curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas do SENAI Dendezeiros.

Ravi Brito (o primeiro à esquerda) e os colegas apresentaram o projeto de uma plataforma de aprendizagem gratuita para EJA.

Ravi conta que, se não fosse o SENAI, ele não teria acesso a certas tecnologias e nem o entendimento de como funciona o mercado nesta área. Ele iniciou uma graduação, mas resolveu fazer a formação técnica para conhecer a prática. “O SENAI me levou a lugares que eu não iria chegar. As atualizações durante o curso também são fundamentais, pois na nossa realidade de programador, é algo constante”, afirma.

Mais do que caixas e distribuição – Atuantes numa oficina do seu curso, o técnico em Logística, os estudantes Rafael Silva Souza, 21, Leandro Conceição, 21, e Thais Guedes, 25, contaram sobre como foram surpreendidos com as inúmeras possibilidades que a área oferece depois que passaram a estudar no SENAI.

Rafael, Thaís e Leandro, alunos do curso técnico em Logística, descobriram um mundo de possibilidades na área.

“A gente tem aquela imagem de estoque, caixa…Eu achava que era só distribuição ou conferência, e aí quando entrei no curso e comecei a ingressar em várias áreas, percebi que tem muito mais opções, o mundo é muito mais amplo. Descobri o comércio exterior e logística aduaneira se tornou minha paixão”, revelou Leandro.

“Participamos do Grand Prix no Porto de Salvador, tivemos que buscar soluções para um desafio, e a nossa solução foi adotada, está funcionando lá. Teve também o Desafio SENAI de Projetos Inovadores, tem a Liga Jovem, são muitas as oportunidades para desenvolver ideias e abrir os horizontes”, explica Rafael.

Graduada em Design Gráfico, Thaís não se encontrou na profissão e, por orientação de um tio, foi “ver qual era” na Logística. Se encontrou. “Estou envolvida em um monte de projetos. Aqui, você só não faz alguma coisa, se não quiser”, celebrou.

Notícias relacionadas