Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

11 de maio de 2022

Unidade Integrada do Sistema FIEB em Juazeiro será inaugurada

CIEB FIEB IEL SENAI SESI

Complexo, que reúne serviços do SESI, SENAI e IEL para a região Norte, homenageia o empresário Carlos Gilberto Farias, da Agrovale e ex-presidente da FIEB.

O Sistema FIEB entrega, oficialmente, no próximo dia 13, às 10h, a Unidade Integrada Carlos Gilberto Farias. O evento de inauguração deste núcleo de serviços de apoio à indústria e à sociedade vai contar com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, diretores e executivos das instituições que integram o Sistema FIEB e estão presentes na região.

Desde o ano passado, o Vale do São Francisco dispõe de uma estrutura que concentra todo o trabalho do Sistema FIEB na região. Lá, o Serviço Social da Indústria (SESI) oferece serviços de Educação Básica e Continuada, de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e odontologia; o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) capacita profissionais para atuar na indústria ou empreender; e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) faz seleção para vagas de trabalho e estágio, atuando também na qualificação de empresas fornecedoras.

Localizada em Juazeiro, na Bahia, na Rodovia BA-210, Km 0 s/n, Distrito Industrial, a unidade integrada tem como ponto de referência a rotatória do Mercado do Produtor. A nova sede possibilitou que as populações do município e de cidades vizinhas contem com um equipamento moderno, com infraestrutura completa.

Com um investimento de R$ 22 milhões, a unidade tem 11 mil metros de área construída. O complexo conta com um prédio dedicado à educação, em que o SESI tem nove salas de aula e cinco laboratórios e o SENAI possui seis salas de aula e dois laboratórios. A estrutura tem também uma quadra coberta, auditório para 100 pessoas, cantina e um espaço maker. Um galpão de aulas práticas, que agrega oito salas, completa o equipamento de aprendizagem.

Na edificação destinada à área de saúde e o administrativo são nove consultórios, sala de coleta de exames, sala de exames radiológicos, além da recepção. Já o centro esportivo possui piscina semiolímpica, duas quadras de tênis, e dois campos de futebol Society.

SESI – Na unidade, a instituição oferece às indústrias e seus trabalhadores serviços que garantem o cumprimento da legislação de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), além de atendimento odontológico, consultas e exames que também podem ser acessados pelo público em geral.

A entidade conta com a Escola SESI João Gilberto, que trouxe para Juazeiro uma proposta pedagógica diferenciada, com uma estrutura de ponta para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O equipamento tem laboratórios diferenciados, como o espaço maker e de robótica, além de desenvolver metodologias ativas que colocam o aluno como protagonista na busca do conhecimento.

As instalações oferecem a trabalhadores, dependentes e à sociedade em geral um Centro Esportivo, com diversas modalidades de cursos e atividades. A unidade oferta ainda a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que atua com Ensino Fundamental II e Ensino Médio, por meio de uma metodologia inovadora no Brasil denominada Reconhecimento de Saberes, para o público que deseja voltar a estudar.

Além de soluções inovadoras para atender aos principais desafios das empresas em SST e Promoção da Saúde, o SESI Bahia dispõe de uma Escola de Gestão nesta área, referência no tema, que oferta cursos presenciais e EaD para atendimento às normas regulamentadoras e gestão em SST.  

IEL – O Instituto Euvaldo Lodi possibilita o desenvolvimento e a conexão do candidato com as oportunidades do mercado, por meio dos serviços estágio e seleção de profissionais. Além disso, possibilita o networking entre empresas por meio do Clube IEL de Negócios e atende as demandas de grandes companhias por meio do Programa de Qualificação de Fornecedores.

SENAI – Salas de aula equipadas, laboratórios de informática, espaço maker, laboratórios para oficinas práticas com estruturas para cursos nas áreas de Administração, Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Alimentos, Automação, Construção Civil, Elétrica, Equipamentos Móveis Industriais, Gestão, Informática, Logística, Mecânica, Segurança do Trabalho e Vestuário são apenas algumas novidades da nova Escola Técnica do SENAI JUAZEIRO na Bahia.

A unidade atende a comunidade, assim como às demandas das empresas e órgãos públicos da região, com o diferencial de oferecer cursos personalizados e soluções sob medida, atendendo às demandas específicas de treinamento dos parceiros. O SENAI JUAZEIRO também conta com unidades móveis e kits didáticos, possibilitando levar educação profissional de qualidade para outros públicos e lugares. Desta forma, a instituição contribui com o aumento da competitividade, qualificação de profissionais, acesso a tecnologias, estímulo à inovação e melhoria da gestão e da operação das empresas.

Inscrições abertas – Estão abertas as inscrições do processo seletivo 2022.2 para cursos técnicos do SENAI BAHIA.  Em Juazeiro, estão sendo oferecidos dois cursos, ambos com 24 meses de duração: uma turma com 50 vagas para o presencial em Eletrotécnica e uma turma também com 50 vagas no semipresencial, em Eletromecânica.

Para cada turma, cinco das 50 vagas são bolsas de gratuidade, uma oportunidade voltada para estudantes que tenham obtido pontuação média igual ou superior a 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020 e que declararem baixa renda.

As matrículas são on-line pelo site www.tecnicosenai.com.br. Aqueles que fizerem a matrícula até 30 de junho, terão 30% de desconto na matrícula na 1ª mensalidade, além de 10% de desconto em todas as mensalidades pagas até o dia 7 de cada mês. Esses candidatos também têm a possibilidade de solicitar o crédito estudantil, com ou sem fiador. Com essa oportunidade, o aluno pode optar por pagar 50% da mensalidade durante o curso e o restante depois de formado.  

Homenagem – Carlos Gilberto Farias assumiu em abril de 2014 a presidência da FIEB, em substituição a José de Freitas Mascarenhas. Alagoano, e veio a falecer em novembro do mesmo ano. Farias era diretor da Agrovale, empresa produtora de açúcar, etanol e bioenergia situada na região do Vale do São Francisco, em Juazeiro. O empresário foi presidente do Sindicato dos Produtores de Açúcar e Álcool da Bahia e presidiu o Conselho das Agroindústrias do Brasil da CNI (Coagro).

Farias foi membro titular do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES), membro titular do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), membro do Comitê Técnico Consultivo para o Desenvolvimento da Agricultura Irrigada do Ministério da Integração Nacional e presidente da União dos Irrigantes do Submédio São Francisco.

SERVIÇO:
 
Inauguração da Unidade Integrada Carlos Gilberto Farias
 
Data:  13 de maio, às 10h.
 
Endereço: Rodovia BA-210, Km 0 s/n, Distrito Industrial

Notícias relacionadas