Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

24 de novembro de 2025

Sistema Indústria e Sebrae reúnem empresas e instituições de fomento em evento de inovação no SENAI Cimatec 

CNI Inovação SENAI SENAI CIMATEC

Depois de passar pelo Sul e Centro-Oeste, Jornada Nacional de Inovação da Indústria encerra região Nordeste. Especialistas e empresários vão apresentar novos projetos, desafios e recursos disponíveis 

Jornada da Inovação e Feira de Santana Foto: Sérgio Pedreira/Coperphoto/Sistema FIEB

Empresas e instituições de fomento que mais investem em inovação industrial no país estarão reunidas em Salvador nesta semana para discutir a importância de projetos de alto impacto na competitividade e como a indústria pode ser mais digital e sustentável. Nesta terça (25) e quarta-feira (26), o SENAI Cimatec, em Salvador (BA), recebe o encontro regional Nordeste da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, evento gratuito e itinerante que está percorrendo todo o Brasil para discutir soluções, desafios e oportunidades de inovação para a indústria brasileira.  

Realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o encontro conta correalização das federações das indústrias dos nove estados do Nordeste, incluindo a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).  

A programação começa na terça-feira (25) com o Diálogos da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), fórum nacional que reúne as empresas que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no país. Representantes da Universidade de São Paulo (USP), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), do SENAI Cimatec e das empresas Gen-t, Eurofarma, Shell e Windey Energy vão apresentar e abrir o debate sobre projetos de alto impacto. 

No período da tarde, acontecem os painéis da Jornada Nacional de Inovação – regional Nordeste, onde serão apresentados os resultados dos encontros nos estados da região. Os participantes poderão conhecer e discutir sobre as principais oportunidades e os desafios de inovar no Nordeste. FIEB, Sebrae e CNI abrem as discussões, que terão como ponto de partida projetos da Borborema Recursos Estratégicos (BRE), Medicicor e Shell. Para fechar, BNDES, Embrapii e Finep falam sobre os recursos reembolsáveis e não reembolsáveis disponíveis para quem quer investir em inovação. 

Já na quarta-feira (26), os participantes poderão fazer uma visita técnica ao SENAI Cimatec Piatã e SENAI Cimatec Park. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site

O que é a Jornada Nacional de Inovação 

A Jornada Nacional de Inovação da Indústria, que começou em julho e já passou pelos estados do Sul e Centro-Oeste, encerra a passagem pela região Nordeste. Depois, a caravana segue para Sudeste e Norte.  

Ao percorrer capitais e cidades do interior, a Jornada está mapeando as principais demandas e as novas tecnologias que indústrias e deep techs – startups de base científica tecnológica – têm para inovar. Ao fim, os resultados serão apresentados e debatidos no Congresso Nacional de Inovação, em São Paulo, em março de 2026. 

Programação do Encontro Regional Nordeste da Jornada Nacional de Inovação da Indústria

25 de novembro 

26 de novembro 

Garanta sua inscrição aqui.

Notícias relacionadas