SINDILEITE Bahia premia estudantes na 3ª edição do Concurso de Redação

Quinze estudantes de toda a Bahia foram os vencedores da 3ª edição do Concurso de Redação do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado da Bahia (Sindileite Bahia). A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira, 17.03, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no Stiep. A premiação mobilizou mais de 10 mil estudantes das redes pública e do Serviço Social da Indústria (SESI) do estado.
A proposta do concurso, que busca valorizar o ambiente escolar e fortalecer o diálogo entre educação e setor produtivo, mobilizou os estudantes a escreverem sobre o tema “Leite e Segurança Alimentar: do campo à mesa, um direito de todos”.
O objetivo do concurso é também incentivar a escrita, estimular o pensamento crítico e aproximar os jovens do universo da indústria e de seu papel no desenvolvimento econômico e social.
Participaram da iniciativa alunos do Ensino Fundamental e Médio da Rede SESI e do ensino médio da rede estadual. Durante a cerimônia de premiação, que contou com a participação dos presidentes da FIEB Carlos Henrique Passos, do Sindileite Bahia, Lutz Viana, e do Conselho Nacional dos Laticínios (Conil), Paulo Cintra, também foram reconhecidos as escolas e os professores que participaram da iniciativa.
O presidente da FIEB elogiou na abertura a iniciativa do Sindileite e lembrou que a Bahia tem desafios na educação, um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico do estado. “Para se modernizar, a indústria precisa de pessoas qualificadas para empreender e para trabalhar na indústria e o grande papel da escola é oferecer oportunidades. A educação me trouxe até aqui”, lembrou, dirigindo-se aos estudantes presentes.
Paulo Cintra, idealizador do concurso de redação, lembrou que o objetivo não é apenas estimular a escrita, mas também contribuir para levar conhecimento aos estudantes.
O presidente do Sindileite lembrou que o concurso veio para ficar e anunciou, no final da cerimônia, a realização também, a partir deste ano, de um concurso de arte, para incentivar a produção artística dos estudantes baianos.
Confira a lista de premiados na 3º Concurso de Redação do Sindileite Bahia
REDE SESI
Ensino Fundamental
1º lugar – Kamila de Andrade Neves – Escola SESI João Gilberto – Juazeiro
2º lugar – Pedro Santos Martins – Escola SESI Maria Odília Teixeira – Teixeira de Freitas
3º lugar – Helena Heitz Costa Santos – Escola SESI Maria Odília Teixeira – Teixeira de Freitas
Reconhecimento ao Mérito
- Davi Araújo Varjão – Escola SESI Reitor Miguel Calmon – Salvador
- Lucas Tavares Souza Costa – Escola SESI Milton Santos – Camaçari
Ensino Médio
1º lugar – Julia Silva Nunes – Escola SESI José Carvalho – Feira de Santana
2º lugar – Giovanna Elen Ferreira dos Santos – Escola SESI Manuel Querino – Candeias
3º lugar – Mariana de Carvalho e Carvalho – Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador
Reconhecimento ao Mérito
- Maria Emanuelle Lima Freitas dos Santos – Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador
- Marcus Vinicius Carvalho Souza – Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador
ENSINO MÉDIO – REDE ESTADUAL
1º lugar – José Henrique Pereira de Jesus – Colégio Estadual de Tempo Integral de Tabocas – Tabocas do Brejo Velho
2º lugar – Giovanna de Souza Silva – CEEP Professor Paulo Batista Machado – Senhor do Bonfim
3º lugar – Polyana Oliveira Silva – Colégio Estadual de Brejolândia – Brejolândia
Reconhecimento ao Mérito
- Calebe da Silva Barreto – Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê – Irecê
- Jennefer Santos – Colégio Estadual do Campo Rômulo Galvão – Caldeirão Grande
