Sindicato comemora em 24 de maio, o Dia Nacional do Calcário
Insumo usado na correção do solo para a agricultura, o calcário é explorado por indústrias localizadas em toda a Bahia
O Sindicato da Indústria de Mineração de Calcário, Cal e Gesso no Estado da Bahia (Sindical) comemorou, no sábado, 24.05, o Dia Nacional do Calcário. O produto é insumo considerado fundamental para uma agricultura mais produtiva. Com plantas instaladas em diversas regiões da Bahia, a indústria extrativa do calcário tem contribuído para impulsionar a produtividade no campo com sustentabilidade.
Usado no agronegócio, o calcário agrícola contribui para a melhoria da qualidade do solo, aumenta a eficiência dos fertilizantes e contribui para a conservação do meio ambiente. A data é comemorada pelo Sindical-Ba, sindicato que reúne as indústrias do setor e que busca informar a sociedade sobre a importância do uso do calcário agrícola para o êxito do agronegócio brasileiro.
O calcário agrícola contribui especialmente para a melhoria do solo as regiões de cerrado, permitindo o crescimento tanto da produção quanto da produtividade da agricultura brasileira.
A indústria de calcário está presente nas regiões de Ibotirama (Dolomita), Itapetinga (Deil), Morro do Chapéu (Incosol), Palmeiras (Calcário Rio Preto) e São Desidério (Mineração do Oeste).
Para o Sindical-BA, a data é uma oportunidade de reafirmar o compromisso em conscientizar a sociedade sobre o papel estratégico do calcário agrícola no sucesso do setor que abastece cerca de 800 milhões de pessoas ao redor do planeta.