Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

8 de maio de 2024

SESI e Ardagh iniciam projeto de educação Stem na rede municipal de Alagoinhas

Educação Robótica SESI

Nesta segunda-feira (7), professores e coordenadores da rede municipal de Alagoinhas iniciaram uma capacitação para implantação do projeto de robótica educacional. A ação faz parte de um projeto do Serviço Nacional da Indústria (SESI) nacional, que tem como objetivo levar educação Stem (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para escolas públicas em São Paulo, Amazonas e Bahia. No estado, a cidade escolhida foi Alagoinhas.

Professores e coordenadores passam por capacitação em Robótica Educacional. Foto: Divulgação SESI Bahia.

Com duração inicial de três anos, o projeto realizado pela empresa Ardagh Metal Packaging, em parceria com o SESI e as prefeitura, contempla formação em Robótica Educacional e oito turmas de EJA, Fundamental I e II, Curso EaD sobre Stem para 200 docentes e pós-graduação para 25 professores.

“A robótica será aplicada inicialmente para as turmas do Fundamental II das Escolas Irene Andrade, Miguel Fontes em Boa União, Jairo Azzi no riacho da Guia, também na zona rural, e no Centro Educacional Murilo Coelho Cavalcanti. Com isso, a perspectiva é trazer novas tecnologias para nossos estudantes, proporcionando o conhecimento da ciência e inovar na educação do município”, disse a coordenadora de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Jamile Cerqueira.

“Quando pensarmos no projeto, pensamos num ciclo de formação com o objetivo de capacitar os professores para que eles possam replicar esse conteúdo de forma duradoura. Esta é a primeira turma e vamos prosseguir com curso de curta duração em setembro, desenvolvido pelo SESI, além de uma pós-graduação, também oferecido para os professores”, explicou Arman Yeltay, gerente do projeto da Ardagh Metal Packaging.

 A gestora da Escola Sesi Continuum do SESI Bahia, Elisabete Mercadante, destacou que este é um projeto extremamente relevante para o município. “Com o projeto nosso propósito é poder estar formando educadores para uma educação diferenciada, uma educação que utiliza a tecnologia como ferramenta para poder potencializar a aprendizagem dos alunos”, afirmou.

A coordenadora técnica Pedagógica do Ensino Fundamental II, Adriana Santa Rosa, destacou que o projeto pretende aumentar as competências dos docentes e estudantes em Robótica e STEM. “A implantação da Robótica no município de Alagoinhas é um marco. A gente está possibilitando aos nossos estudantes algo surpreendente e que vem para agregar ao próprio currículo com o desenvolvendo habilidades na área de tecnológica, além de estar estimulando novas experiências e novas aprendizagens”, disse.

Notícias relacionadas