8 de abril de 2024

SENAI vai capacitar 500 trabalhadores para processo seletivo da BYD

Indústria Qualificação SENAI
Laboratório de Manutenção Mecânica do SENAI Camaçari. Fotos: Fernando Vivas/GOVBA.

Em parceria com o governo do estado da Bahia, o SENAI Camaçari vai preparar 500 trabalhadores para o processo seletivo da Build Your Dreams (BYD), maior fabricante de carros de energia limpa do mundo. A capacitação está sendo viabilizada pela da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Para a BYD serão ofertados os cursos de operador de produção veicular, auxiliar de linha de produção, mecânico de manutenção de máquinas industriais e inspetor de qualidade. A carga horária é de 200 a 260 horas e as primeiras quatro turmas têm previsão de começar em maio próximo.

A formação não vai garantir a contratação pela montadora chinesa, que tem seus próprios critérios para esta escolha, mas representa uma chance maior para os profissionais que pretendem atuar na BYD. O estudante do último módulo do curso técnico em eletromecânica no Senai de Camaçari, Ederson Cerqueira Santos, fez a inscrição no curso de manutenção de máquinas industriais. Ele quer ainda mais qualificação para garantir a tão sonhada vaga.

“Os cursos oferecidos pelo SENAI são muito bons, sendo uma ótima oportunidade de preparação para o mercado de trabalho, especialmente com a constante evolução da tecnologia e das indústrias. Essa vaga na BYD é uma oportunidade única, de ouro”, disse Ederson, entusiasmado.

“Nos antecipamos às necessidades do mercado e estamos viabilizando cursos que atendam especificamente aos critérios estabelecidos pela empresa. O investimento inicial em capacitação é de R$ 1,9 milhão. Através de uma parceria com o SineBahia, também vamos auxiliar a montadora na intermediação de mão-de-obra. O nosso desejo é de que os contratados sejam da Bahia”, pontua o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.

Para o gerente da unidade do Senai Camaçari, Sérgio Martins, esta é mais uma parceria exitosa com o Governo, especialmente para a indústria automotiva. “Aqui oferecemos tanto atividades teóricas quanto práticas, proporcionando uma formação abrangente aos participantes. Essa iniciativa certamente contribuirá para o desenvolvimento econômico e social da região”, afirmou Sérgio. A estrutura do SENAI conta com 19 salas de aula, seis laboratórios de informática e dois galpões de curso prático. O SENAI também foi responsável pelo projeto Amazon, que qualificou mão de obra para a empresa automobilística Ford.

O resultado das inscrições, que encerraram nesta sexta-feira (05), – com aprovação ou negativa – será informado pelo SineBahia, por whatsapp. Depois, o SENAI Camaçari vai entrar em contato com os aprovados para o início das aulas.

*Com informações da Secom do Governo da Bahia.