SENAI Bahia inicia formação de Eletricistas Industriais que poderão atuar em Redes de Transmissão
Cerca de 40 alunos participaram, nesta segunda-feira (20) da aula inaugural no Curso de Qualificação Profissional em Eletricista Industrial, oferecido pelo SENAI Bahia, em Barreiras. A formação, que também prevê aperfeiçoamento em Sistemas Elétricos de Potência, tem como objetivo capacitar profissionais que poderão atuar na construção de linhas de transmissão de energia previstas no Novo PAC.
A primeira aula do curso contou com as participações online de representantes do Ministério de Minas e Energia, da Casa Civil, e do SENAI Bahia. “Este é o início de uma jornada transformadora para que as pessoas possam mudar suas vidas a partir dos investimentos que estamos planejando e implementando para dar mais segurança e sustentabilidade ao sistema elétrico brasileiro”, afirmou o secretário de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral.
De acordo com Amarildo Baesso, gerente de projetos da Casa Civil do governo federal, o Brasil tem gap na área de transmissão de energia e uma parte dos investimentos do Novo PAC terão como foco a construção de novas linhas. Para esta operação serão necessários eletricistas de subestação e montadores de estruturas metálicas. Com este fim, estão sendo estruturados cursos numa iniciativa intitulada Qualifica PAC, com o objetivo de atender a demanda dos novos empreendimentos. “Nas primeiras etapas do PAC, tivemos grande dificuldade para contratar mão de obra qualificada. Nosso objetivo, com o programa, é formar profissionais para atender os empreendimentos, fazer com que as obras andem num ritmo adequado, e gerar empregos de qualidade”, disse.
Os alunos aprovados neste primeiro curso farão um programa de aperfeiçoamento de 100 horas em Sistema Elétrico de Potência. A formação tem por objetivo capacitar os alunos para executar a instalação e manutenção de sistemas elétricos industriais, enquanto o aperfeiçoamento em Sistema Elétrico de Potência, complementará as competências e habilidades dos alunos quanto a execução, instalação e manutenção em redes de distribuição de energia elétrica e subestações.
Evandro Mazo, diretor do SENAI Bahia, destacou que formação de profissionais qualificados é fator crítico de sucesso no processo de aceleração do crescimento econômico da Bahia e do Brasil, na geração de emprego e renda, assim como na redução das desigualdades sociais. “Nossa expectativa é que os alunos formados no curso possam se desenvolver e ajudar as empresas a serem mais competitivas. Nos alegra saber que muitos dos que iniciam este curso hoje são egressos do SENAI e estão buscando mais qualificação para avançar no mercado de trabalho”, declarou.