29 de dezembro de 2022

Salvador recebe Caminhão 5G, projeto da Huawei e Cimatec

CIMATEC Inovação Tecnologia
Caminhão 5G fica aberto à visitação púbica até 5 de janeiro, no Senai Cimatec Foto: Nalini Vasconcelos/Coperphoto/Sistema FIEB

Da Ascom/Senai Cimatec

O Caminhão 5G que está percorrendo o Brasil levando treinamentos teóricos e práticos sobre os usos da tecnologia móvel de quinta geração está em Salvador. O objetivo é mostrar como o novo padrão de conexão poderá transformar o cotidiano e impactar diversos setores da economia brasileira.

O Caminhão Sala de Aula, criado pela empresa Huawei em parceria com o SENAI Cimatec está instalado no estacionamento da instituição, em Salvador, e ficará aberto à visitação pública até esta sexta-feira, dia 30/12, e de 02 a 05 de janeiro, das 9h às 17h.  Não é necessário realizar agendamento.

Para ter acesso aos cursos, é preciso se inscrever no site do projeto (caminhaoescola5g.com.br). Durante os treinamentos, os participantes têm experiências e aprendem sobre a tecnologia 5G, as transformações proporcionadas no cotidiano e como indústrias de diversos setores como agricultura, logística, manufatura e educação, serão beneficiadas pela nova tecnologia.

De acordo com o diretor de Marketing e Ecossistemas da Huawei, Tiago Fontes, “para que o país possa se desenvolver na economia 4.0 é preciso criar um ecossistema de pessoas com conhecimento sobre as novas tecnologias digitais, capazes de trabalhar e criar novas aplicações baseadas em inteligência artificial, nuvem e internet das coisas”.

“O 5G traz um grande potencial de transformação digital na sociedade, abrindo possibilidades de novas aplicações em diferentes setores, como por exemplo na educação, mas também nas cadeias de produção industrial, que sofrerão grandes mudanças após a adoção dessa tecnologia. O objetivo desse projeto da Huawei em parceria com o SENAI Cimatec é rodar o Brasil com uma sala de aula itinerante para que as pessoas possam experimentar, em primeira mão, esse novo patamar de conectividade”, afirma Leone de Andrade, diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI Cimatec.

O Caminhão 5G foi desenvolvido pela empresa Huawei em parceria com o SENAI Cimatec e lançado em junho de 2022, em Brasília. Antes de chegar a Salvador, o veículo passou por 17 cidades brasileiras: Brasília (DF), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Serra (ES), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Belém (PA), Rio Branco (AC), São Paulo (SP), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Toledo (PR), Porto Alegre (RS), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB).

A proposta do projeto é apresentar as diferentes alternativas de uso da tecnologia 5G