19 de fevereiro de 2024

Normas que classificam resíduos sólidos estão disponíveis para consulta

FIEB Meio Ambiente Sustentabilidade

A classificação dos resíduos no Brasil é normatizada pela ABNT NBR 10.004/2004. A norma classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente.

Conhecer os critérios de classificação do resíduo é fundamental para a empresa realizar uma gestão adequada. Contudo, classificar o resíduo gerado dentro dos processos não é uma tarefa fácil; portanto, é importante que as empresas analisem a nova proposta de norma, disponível para consulta pública, quanto à sua aplicabilidade e clareza.

Fique ligado: até 18/03/2024, estão disponíveis à Consulta Nacional, no âmbito da ABNT/CEE-246 – Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa, os Projetos ABNT NBR 10004-1 – Resíduos sólidos – Classificação – Parte 1: Requisitos de classificação e ABNT NBR 10004-2 – Resíduos sólidos – Classificação – Parte 2: Sistema geral de classificação de resíduos (SGCR).

Para acessá-los, siga as instruções a seguir:

Solicitamos que as contribuições sejam também enviadas para Arlinda Negreiros (arlinda@fieb.org.br) / Geane Almeida (geanesa@fieb.org.br) para que possamos fortalecer defesa em âmbito nacional, junto com a CNI e outras Federações.