6 de maio de 2022

Projeto SEJA! inicia capacitação de 105 jovens adultos em Camaçari

Educação EJA SESI

Patrocinado pela Braskem, o projeto é executado pelo SESI Bahia e oferece elevação de escolaridade e capacitação gratuita em Camaçari e Dias d’Ávila

Aula inaugura da nova turma do SEJA! Saberes da EJA, em Camaçari Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema Fieb

Iniciativa de sucesso, que já garantiu elevação de escolaridade e qualificação profissional de 210 jovens e adultos de Camaçari e Dias d’Ávila desde 2018, o Projeto SEJA! Saberes da EJA acolheu nesta quinta-feira, dia 5/5, sua mais nova turma composta por 105 jovens adultos. A aula inaugural ocorreuno Teatro Alberto Martins, em Camaçari. Patrocinado pela Braskem e executado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o projeto fechará 2022 com 315 pessoas atendidas.

Bruna Santos da Costa, 26 anos, moradora de Camaçari, é uma das alunas inscritas para a turma 2022 do SEJA! Saberes da EJA. Ela vai participar do curso de qualificação em Conferente e Assistente de Planejamento e está otimista. “Minha expectativa é de que vai dar muito certo e estou feliz de estar neste projeto pois vai ser uma conquista para mim”, conta.

Aos 26 anos, Bruna parou de estudar em 2018. Ela vem tentando obter o diploma de ensino médio, mas sempre esbarra na matemática. Ela espera fazer as pazes com a matéria e conquistar o diploma de ensino médio. No Projeto SEJA! o que também atraiu a jovem foi a possibilidade de se capacitar e obter uma colocação profissional, já que está desempregada atualmente.

O SEJA! Saberes da EJA retoma as atividades após dois anos de interrupção, em razão da pandemia. Ele é voltado para jovens e adultos acima dos 18 anos, das cidades de Camaçari e Dias d’Ávila. A seleção dos participantes foi realizada por meio da internet, tendo como pré-requisitos o ensino fundamental completo ou ensino médio incompleto, além da idade.

Na edição 2022, além de garantir a conclusão do ensino médio, os participantes terão acesso a uma das três formações de qualificação profissional: Agente de Inspeção de Qualidade, Conferente e Assistente de Planejamento e Controle da Produção, todos com carga horária de 160 horas. Os cursos serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Bahia), também parceiro desta iniciativa.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, destaca a importância do envolvimento de diversos atores em realizações como esta. “É fundamental que toda sociedade, inclusive as empresas, estejam unidas e engajadas na promoção do desenvolvimento sustentável, promovendo ações que proporcionem a transformação social e gerem valor e impacto positivo para as pessoas, principalmente as mais vulneráveis”.

Ela ratifica que os investimentos em responsabilidade social fazem parte dos compromissos assumidos pela Braskem em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030. “Nesta dimensão, as metas consideram o desenvolvimento das comunidades do entorno das plantas industriais, pois entendemos o nosso papel na sociedade e buscamos atuar como agentes de transformação, gerando valor e impacto positivo para essas comunidades. Por isso, apoiamos projetos nas áreas de educação, economia circular, inovação e empreendedorismo local”, explica a gestora.

Entre 2015 e 2020, a Braskem aportou R$ 13,6 milhões para promover iniciativas sociais na Bahia, beneficiando, em média, 41,5 mil pessoas por ano. “É nesse contexto que a empresa patrocina o SEJA, por acreditar no poder transformador da educação e da capacitação profissional”, reforça Magnólia.

RETOMADA

O SESI Bahia comemora a retomada do Projeto SEJA na região de Camaçari e Dias d’Ávila. “Este projeto alia elevação de escolaridade de jovens adultos e oferece a oportunidade de qualificação profissional, tornando-se uma importante ferramenta para o jovem que está em busca do primeiro emprego ou de uma colocação no mercado de trabalho”, explica a gerente responsável pelo projeto, Márcia Lago.

Para a Braskem, a parceria com o Sesi proporciona inovação e qualidade ao projeto, que reconhece os saberes das comunidades e ao mesmo tempo está alinhado com as competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho. “Desta forma, alcançamos o objetivo de contribuir com a ampliação da formação educacional de jovens e adultos de Camaçari e Dias d’Ávila, mas também auxiliamos na inclusão deles no mercado, potencializando os impactos positivos dessa iniciativa”, acrescenta a gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

A gerente da Educação de Jovens e Adultos do SESI Bahia, Gisele Freitas, destaca que é papel do SESI apoiar as empresas industriais na realização de projetos, colocando a serviço das organizações a expertise do SESI Bahia voltadas para a educação, apoiando indiretamente o desenvolvimento das comunidades.

05.05.2022 - SESI - Aula Inaugural Projeto SEJA 2022