Presidente da FIEB participa do 40º Encontro Econômico Brasil Alemanha
A Bahia sediará, em 2025, o 41º EEBA, que ocorre anualmente, em revezamento, no Brasil e na Alemanha
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, participa, na Alemanha, do 40º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA). Ele integra a comitiva do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban.
O evento foi aberto neste domingo, 22.9, na cidade de Wolfsburg e debate temas que vão desde energias renováveis e descarbonização a questões envolvendo os acordos comerciais entre Brasil e Alemanha, licenciamento ambiental, problemas relacionados ao trabalho, bem como a nova era das inteligências artificiais.
A Bahia participa do EEBA na condição de anfitriã do próximo encontro, que se realizará em Salvador, no SENAI Cimatec, em outubro de 2025. O evento é uma realização conjunta da CNI e da Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e é realizado anualmente, em sistema de revezamento, no Brasil e na Alemanha.
Em discurso, para uma plateia formada por empresários e representantes do governo e da Federação das Indústrias Alemãs, Carlos Henrique Passos falou das suas expectativas em relação ao encontro do próximo ano. “Precisamos potencializar nosso crescimento industrial e esta é a grande expectativa que temos a construir até o nosso encontro, na Bahia, em 2025”, declarou.
POTENCIAL VERDE
A FIEB levou para a Alemanha o conceito de “Bahia: a nova fronteira da indústria verde”, destacando o potencial do estado em energia eólica, solar e hidrogênio verde. O estado terá a primeira usina de hidrogênio verde do país. A previsão é de US$ 1,5 bilhão em investimentos até 2027, na unidade que terá capacidade para produzir 100 mil toneladas do insumo por ano, além de 600 mil toneladas de amônia verde/ano.
A Bahia, que se destaca na produção de energias alternativas, também apresenta estudos como os mapas Eólico e Solar, realizados pelo SENAI Cimatec, que destacam o potencial de exploração das duas fontes naturais de energia no estado.