Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

22 de março de 2025

Presidente da FIEB participa de encontros com representantes do setor produtivo em LEM

Sistema FIEB

Acompanhado de executivos do Sistema FIEB, Carlos Henrique Passos apresentou os serviços do Sistema FIEB e tratou de temas de interesse da indústria

Agenda da Indústria em LEM aconteceu na sede da Mauricéia. Foto: Péricles Monteiro/Coperphoto/Sistema FIEB.

O segundo evento Agenda Estratégica da Indústria 2025 – Região Oeste aconteceu em LEM, nesta sexta-feira (21), onde empresários e representantes de associações produtivas puderam conhecer o portfólio de serviços do Sistema FIEB e apresentar demandas do setor industrial. O presidente da FIEB e executivos também participaram de reuniões e visitas, além da posse do novo presidente da Associação das empresas do Centro Industrial do Cerrado de LEM – Aciclem.

A Agenda Estratégica da Indústria aconteceu no auditório da Mauricéa, situado no Centro Industrial do Cerrado. Na ocasião, Carlos Henrique Passos ressaltou a importância da aproximação e da participação dos empresários na busca para a solução de problemas comuns. “Aqui, a indústria de transformação e a agroindústria apresentam demandas que se unem. Podemos unir forças para ampliar nossa capacidade de enfrentamento”, disse.

Participaram do encontro o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, o secretário de Sustentabilidade de LEM, Kenni Henke, representantes da Aciclem, a gerente administrativo-financeira da Mauricéia em LEM, Mércia Farias, o ex-prefeito da cidade, Oziel Oliveira, além de empresários e representantes de entidades ligadas ao setor.

Marco Antônio Carvalho, responsável pelas ações articuladas do Sistema FIEB no Oeste e o presidente Carlos Henrique Passos ao lado de Josias Cruz, novo presidente da Aciclem. Foto: Comunicação Sistema FIEB.

Josias Cruz, novo presidente da Aciclem, enfatizou a importância da presença do Sistema FIEB na região, “Está aqui para nos apoiar com tecnologia, serviços e educação. Queremos fazer aqui um centro de treinamento do SENAI para podermos aperfeiçoar nosso pessoal e sermos mais eficientes”, afirmou.

O presidente da FIEB também lançou a Feira da Indústria – INDEX, evento multissetorial do setor que vai acontecer entre 27 e 29 de agosto, em Salvador, com o objetivo de apresentar a produção baiana e gerar negócios. “Será uma grande oportunidade para a indústria mostrar o que faz, conhecer parceiros e fazer novas conexões”, apontou.

Encontro Agroindustrial – À tarde, o presidente Carlos Henrique Passos e os executivos do Sistema FIEB visitaram a futura sede de Centro de Tratamento de Fibras da Abapa e participaram, no prédio da Associação de Agricultores e Irrigantes – Aiba, no complexo da Bahia Farm Show, do Encontro Agroindustrial.

Encontro Agroindustrial com representantes da Aiba e da Abapa. Na foto, o presidente da Aiba, Moisés Schmidt. Foto: Péricles Monteiro/Coperphoto/Sistema FIEB.

Na ocasião foram assinados termos de intençõescom a Aiba e de um termo de cooperação de inovação com a Abapa, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do setor agroindustrial com qualificação de mão de obra e tecnologia.O evento contou com a participação do Presidente da Aiba, Moisés Schmidt, e diretor executivo da Abapa, Gustavo Prado.

No sábado (22), a comitiva da FIEB visitou a ABA Escola de Aviação Civil, em Barreiras, onde funciona a maior empresa de mecânica de aviação da Bahia. Na ocasião, o presidente Carlos Henrique assinou protocolo de intenções para desenvolvimento de parcerias e cooperação técnica.

Visita ao hangar da ABA, onde foi assinado acordo de cooperação. Foto: Comunicação FIEB.

Investimentos – O Sistema FIEB está fazendo um investimento total nas obras de ampliação das instalações em Barreiras e LEM de R$ 22,1 mi. A unidade integrada de LEM será ampliada e receberá melhorias. A área construída passará de 5.686,18m² para 7.742,04m², com reforma da biblioteca, nova fachada, e mais vagas de estacionamento. A Escola SESI passará a ter 4 salas temáticas, 10 salas de aula e 4 laboratórios.

Luís Eduardo Magalhães ganhará um novo prédio do SENAI até 2027. A obra permitirá ampliar a estrutura da unidade e melhor atender aos projetos do Agro e das novas indústrias do segmento químico que estão se instalando na região (Impasa e Farol). O projeto está em fase de aprovação e a ideia é de que as obras sejam iniciadas ainda em 2025. 

Notícias relacionadas