Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

6 de dezembro de 2023

Práticas sustentáveis da indústria são premiadas pela FIEB

FIEB Indústria Sustentabilidade

Projetos que contribuem para melhoria do desempenho socioambiental da indústria baiana foram destaques em cerimônia nesta quarta-feira. Fotos Lucas Moura/Coperphoto/Sistema FIEB.

Doze prêmios a projetos de indústrias e instituições acadêmicas e de pesquisa aplicada, além de duas menções honrosas foram entregues na Cerimônia de premiação da 14ª edição do Prêmio Fieb Indústria Baiana Sustentável, realizada nesta quarta-feira, 06.12, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

No total, 94 projetos concorreram ao prêmio, distribuídos em quatro modalidades: Micro/Pequenas empresas; Práticas de Gestão Sustentável e Responsabilidade Socioambiental; Tecnologias Sustentáveis; e Trabalhos da Academia (pós-graduação) e de Centros de Pesquisas Aplicadas com foco em inovações tecnológicas sustentáveis na indústria.

“Essa é uma das ações desenvolvidas pela FIEB com o objetivo de destacar as iniciativas do setor industrial baiano que contribuem para avanço do desenvolvimento sustentável da Bahia”, ressaltou o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, na abertura do evento.

Na categoria Micro e Pequenas Empresas, o primeiro lugar foi para a Realce Industrialização, por um projeto de produção de artefatos plásticos para a construção civil a partir de insumos recicláveis. O material utilizado para a produção desses artefatos é coletado na comunidade onde a empresa está localizada e em outras fábricas da região.

Somente em duas fábricas situadas no entorno da Realce Industrialização, 50 toneladas de resíduos foram coletadas ao longo de três anos. Neste período, a empresa produziu mais de dois milhões de produtos, a partir de material reciclado, gerando faturamento superior a R$ 12 milhões.

“A questão ambiental sempre esteve no nosso foco e nos dá extrema satisfação trabalhar com as cooperativas e ver resíduos transformados em produtos”, afirmou a representante da Realce, Tiago da Costa.

Os outros destaques entre as micro e pequenas empresas foram a Flora Brazil Ecobusiness, que ficou na segunda colocação com um projeto para produção de cápsulas biodegradáveis e compostáveis de café utilizando resíduos da indústria; e a Ecoloy, terceira colocada, com o projeto Ecobaggy, que produz bolsas confeccionadas, a partir de resíduos da indústria BMD Têxteis, em Camaçari. 

Na categoria Práticas de Gestão Sustentável e Responsabilidade Socioambiental o primeiro lugar foi para a Bracell, com um projeto que estimula a apicultura em comunidades rurais, tradicionais e quilombolas, dos municípios Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Rio Real, Inhambupe, Araçás e Jandaíra.

Desde 2021, mais de 1500 pessoas foram beneficiadas pelo projeto, que criou dois núcleos de produção de abelhas rainhas e dois núcleos de produção de cera de abelha, gerando mais de R$ 1 milhão em renda para os apicultores participantes.

“Esse prêmio honra o trabalho desenvolvido em parceria com a liderança quilombola Janete, que junto com outras jovens mulheres produz mel e agora outros produtos, como biscoito e até uma cerveja à base de mel”, disse a representante da Bracell, Milena Oliveira.

O segundo lugar da categoria ficou com a Acelen, com um projeto que criou o primeiro centro de excelência em educação do país no mercado de refino privado. Já a terceira colocação foi para a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), pela campanha de conscientização sobre os impactos negativos dos incêndios florestais.

Na modalidade Tecnologias Sustentáveis, o primeiro lugar foi para Acelen, pela implantação do Programa de Gestão de Eficiência Energética da Refinaria de Mataripe – Acelen, com foco na redução do consumo de energia e de emissões de CO₂.

“É com emoção que recebemos este prêmio pela primeira vez, pois todos os dias pensamos e repensamos como fazer nossas operações rodarem com menos recursos”, comemorou o representante da Acelen, João Farah.

As outras empresas premiadas nesta modalidade foram a Tronox, segunda colocada com um projeto que transforma o resíduo do minério não reagido em um subproduto com aplicação na construção civil; e a Comolimpa, que ficou em terceiro lugar, por integrar um processo de economia circular na fabricação de embalagens plásticas.

Já na modalidade Trabalhos da Academia (pós-graduação) e de Centros de Pesquisas Aplicadas, o primeiro lugar foi para Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que em parceria com o programa Desenvolvimento Socioambiental para a Agricultura Familiar (DSAF) e a Veracel Celulose, identificou a presença da Varronia curassavica, planta nativa da Mata Atlântica também conhecida como maria-preta, em áreas agricultáveis da agricultura familiar na região sul do estado. O óleo essencial da Varronia curassavica será insumo para a produção o primeiro fitoterápico totalmente desenvolvido no Brasil, um anti-inflamatório de uso tópico, gerando renda para agricultores familiares da região.

“Este é um trabalho feito a muitas mãos e cabeças, que resultou no primeiro quimio tipo baiano, de uma planta nativa,  base do primeiro fitoterápico totalmente produzido no Brasil”, contou a pesquisadora da UFSB, Carolina Kfouri.

Também foram premiados nesta modalidade a Universidade Federal da Bahia (UFBA), que ficou em segundo lugar com um projeto de desenvolvimento de argamassas e concretos autolimpantes para a construção civil; e o SENAI Cimatec, terceiro colocado com o desenvolvimento de um sistema para monitoramento e controle da planta de reciclagem.

Menção honrosa

Além dos premiados nas quatro modalidades do Prêmio Indústria Baiana Sustentável, a FIEB homenageou a Jacobina Mineração – Pan American Silver, com uma menção honrosa. A empresa foi a primeira indústria de mineração a obter a declaração de conformidade aos critérios ESG (Environmental, Social and Governance), da Norma ABNT Prática Recomendada  PR 2030.

Outra empresa a receber menção honrosa foi a Camisas Polo Salvador, que obteve a declaração de conformidade aos critérios ESG (Environmental, Social and Governance), da Norma ABNT Prática Recomendada PR 2030, demonstrando que a Norma é aplicável também a empresas de pequeno e médio porte que adotam práticas de gestão, tecnologias e responsabilidade social sustentáveis.

Publicação reúne projetos participantes da 14ª edição

Todos os projetos inscritos na edição de 2023 do Prêmio Indústria Baiana Sustentável estão reunidos em uma publicação organizada pela Gerência de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB. O documento, que está disponível no portal da FIEB, apresenta um resumo de cada projeto e os respectivos resultados, destacando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) alcançados pelas iniciativas participantes da premiação.

“Além de destacar as melhores práticas na área de sustentabilidade e responsabilidade social, o nosso objetivo é socializar os projetos participantes para que essas iniciativas possam servir de inspiração para outras empresas”, explica a gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, Arlinda Negreiros.

A 14ª edição do Prêmio Indústria Baiana Sustentável teve patrocínio das empresas Acelen, Atlantic Nickel, Basf, Bracell, Braskem, Equinox Gold, Largo, Petrorecôncavo, Suzano, Tecnosonda, Unigel, Veracel, BNB; além do apoio do Sebrae-BA.

Confira a lista dos premiados na edição 2023:

Micro e Pequenas Empresas

1º Realce Industrialização

Projeto: Produção de artefatos plásticos 100% sustentável para construção civil com zero emissão de carbono

2º Flora Brazil Ecobusiness

Projeto: Produção de cápsulas biodegradáveis e compostáveis de café utilizando resíduos da indústria cafeeira

3º Ecoloy

Projeto: Ecobaggy – transformação de resíduos em oportunidades, cuidando do planeta para as pessoas, e das pessoas para o planeta

Práticas de Gestão Sustentável e Responsabilidade Socioambiental

1º Bracell

Projeto: Polinizadores: da criação de abelhas ao empoderamento de negócios quilombolas

2º Acelen

Projeto: Acelen Acender: os desafios do primeiro centro de excelência em educação do país no mercado de refino privado, unindo gerações e fomentando o desenvolvimento local

3º Associação Baiana das Empresas de Base Florestal – ABAF

Projeto: Campanha “Floresta em fogo é problema de todos nós”

Tecnologias Sustentáveis

1º Acelen

Projeto: Eficiência energética – programa da Acelen maximiza competitividade e reduz emissões de CO2 na refinaria de Mataripe

2º Tronox

Projeto: Uso do minério não reagido na construção civil, produzindo um concreto fotocatalítico: um exemplo da economia circular como fonte de agregação de valor

3º Comolimpa

Projeto: Prática de economia circular na produção de embalagens PEAD

Trabalhos da Academia (pós-graduação) e de Centros de Pesquisas Aplicadas

1º Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Projeto: Como uma praga se tornou solução: o caso da maria-preta (varronia curassavica).

2º Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Projeto: Desenvolvimento de argamassas e concretos autolimpantes para a construção civil

3º SENAI Cimatec

Projeto: Sistema para monitoramento e controle da planta de reciclagem

Veja na galeria abaixo um pouco do que aconteceu no prêmio. Todas as fotos estão disponíveis no Flickr do Sistema FIEB.

Notícias relacionadas