31 de outubro de 2022

Núcleo de Serviços FIEB-SEBRAE se consolida com mais de 1.500 atendimentos

NAC NSFS
O empresário Idalécio Mendes, de Teixeira de Freitas, obteve crédito para fazer gestão de resíduos com o apoio do NSFS. Foto: Divulgação.

Criado em 2020 na Bahia, o projeto, que nasceu como Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) com o objetivo principal de facilitar às empresas o acesso às linhas de financiamento, ganhou um parceiro de peso, o Sebrae, e virou o Núcleo de Serviços FIEB-SEBRAE (NSFS). Com pouco mais de dois anos de atuação, a parceria já viabilizou mais de 1.500 atendimentos a indústrias de todo o estado.

O Núcleo de Serviços FIEB-SEBRAE veio para ampliar a oferta de serviços e soluções para as micro e pequenas empresas no interior do estado. Além do apoio para facilitação do acesso a linhas de crédito e financiamento, o núcleo oferece soluções de internacionalização, meio ambiente e responsabilidade social, dentre outros serviços.

Para o presidente da FIEB, Ricardo Alban, a união das instituições foi fundamental para impulsionar a competitividade das empresas baianas com o apoio dos serviços oferecidos. “Venho dizendo que é cada vez mais importante unir esforços dos vários braços do Sistema S para maximizar a sinergia e a nossa atuação. Esta parceria é um exemplo”, disse.

Com mais de 1.500 atendimentos, o NSFS já realizou 300 operações de crédito distribuídas em 120 municípios baianos, totalizando um volume de R$ 40 milhões em liberações de crédito. “A parceria é muito exitosa, uma vez que estamos conseguindo gerar efetividade na concessão do crédito para as MPE, ação tão importante para alavancar os pequenos negócios e contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”, afirma o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury.

Cases de sucesso – Para levar os atendimentos a todas as regiões do estado, cumprindo a missão de interiorizar as ações propostas no convênio entre a FIEB e o Sebrae, foram implantados pontos de atendimento presencial do NSFS em 10 municípios baianos: Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas e Teixeira de Freitas.

O empresário Everton Santos Lima, Only Camisaria (Indústria Têxtil), de Feira de Santana, já foi beneficiado com as ações do NSFS. Em agosto deste ano, ele recebeu orientação e conseguiu obter um empréstimo de R$ 89 mil pelo Pronampe, através da cooperativa de crédito Sicoob Credifiemg. Com o capital de giro, o empreendedor conseguiu comprar matéria prima em maior quantidade e diretamente dos produtores. “Foi fundamental para fazermos a operação da empresa girar. Os empresários de pequeno e médio portes precisam deste tipo de apoio que o Núcleo oferece”, pontuou.

A Indústria de móveis de Fabrício Lima de Carvalho, em Juazeiro, conseguiu a captação de R$ 400 mil na linha de FNE MPE Indústria, do Banco do Nordeste. “Realizamos a compra de maquinário, fundamental para a ampliação e desenvolvimento de nossa indústria, uma vez que não estávamos dando conta da sua atual demanda. O núcleo fez a aproximação com instituição financeira e nós fomos beneficiados com esta parceria”, conta.

Já Idalécio Pereira Mendes, da Creta Empreendimentos (Indústria da Construção), de Teixeira de Freitas, obteve um recurso de R$ 150 mil financiado pela Caixa Econômica Federal com o apoio do Núcleo. “Com isso, conseguimos finalizar o projeto de tratamento e disposição de resíduos perigosos na indústria e nossa perspectiva, para o final deste ano, é de crescimento do faturamento”, revela.

Além dos atendimentos individuais, o Núcleo de Serviços FIEB-SEBRAE também realiza capacitações sobre temas de interesse dos empresários, a exemplo de Licenciamento Ambiental. Os próximos workshops on-line programados pelo NSFS são:

– Gestão Estratégica dos Indicadores Financeiros: Como melhorar o desempenho de sua empresa/ 30 de novembro, às 18:30h.

– Gestão Estratégica dos Estoques: Como evitar desperdícios e aumentar sua lucratividade/18 de janeiro de 2023, às 18:30h.

Para mais informações, acesse o portal: https://www.fieb.org.br/nucleo-de-servicos-fieb-sebrae/ ou fale com a equipe do NSFS pelo WhatsApp: (71) 98794-5280 / https://bit.ly/NSFS.