Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

22 de setembro de 2023

Programa Marias da Construção estima oferecer mais de mil vagas em 2024

Capacitação SENAI
Cerca de 30 formandas do programa participaram do Fórum Mulheres na Construção, no 1º Constru Nordeste.
Fotos: Valter Pontes / Coperphoto / Sistema FIEB.

O Programa Marias da Construção vai abrir mais de mil vagas para qualificar mulheres soteropolitanas para o mercado da construção civil. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (22.09), pela secretária de políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo, durante o Fórum Mulheres na Construção Civil, que integrou a programação do último dia do 1º Constru Nordeste, no Centro de Convenções de Salvador.

A secretária foi uma das palestrantes do primeiro painel do Fórum Mulheres na Construção Civil, que apresentou os resultados do Programa Marias da Construção, realizado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) em parceria com o SENAI Bahia.

Criado em 2019, o programa tem como objetivo qualificar e inserir mulheres no mercado de trabalho, no setor da construção civil. “O programa surge em um cenário de grande desafio para a equidade e inserção de mulheres no mercado de trabalho. Ao longo do tempo ampliamos o número de vagas e inserimos, nos cursos, conteúdos sobre sustentabilidade, para que essas mulheres já saiam preparadas para atuar em empregos verdes”, pontuou Fernanda Lordêlo, durante a apresentação do programa.

As capacitações do Marias da Construção abrangem diferentes áreas, como pedreira polivalente, eletricista instaladora predial de baixa tensão, marceneira, pintora de obras, montadora de sistema fotovoltaico, entre outros. De acordo com o SENAI Bahia, entre 2022 e 2023, mais de 600 mulheres foram formadas em diferentes cursos.

Uma delas é Maria Carolina Santos Miguel, que terminou em setembro deste ano o curso de gesseira, o terceiro que fez dentro do programa. “Agradeço à Prefeitura e ao SENAI pela oportunidade, por abrirem as portas para que a gente possa ingressar no mercado de trabalho. Muitas de nós chegamos no programa fragilizadas e fomos incentivadas a seguir em frente. Estou feliz por estar saindo daqui vitoriosa”, disse, ao receber o certificado de conclusão de curso.

Em uma cerimônia simbólica de certificação, Maria Carolina representou outras colegas do programa que também participaram do evento no Centro de Convenções. O certificado foi entregue pela vice-presidente do CIEB, Arlene Vilpert, organizadora do Fórum. “A discussão aqui é sobre oportunidades de trabalho e de negócios. Em 2007 tínhamos 109 mil mulheres na construção civil no Brasil, segundo dados do IBGE. Em 2018, esse número passou para 219 mil mulheres. O nosso compromisso é mudar cada vez mais esse cenário”, disse a vice-presidente do CIEB na abertura do Fórum.

O Painel sobre o Programa Marias na Construção contou com um debate com as presenças da secretária de políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo, da deputada federal, Rogéria Santos, e da analista técnica e gestora da Agência do Sebrae-BA, Mariana Cruz. O bate-papo foi mediado pelo coordenador de Negócios SENAI Bahia, Levy Costa.

O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, falou sobre a participação feminina na construção civil.

Na sequência, o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Alexandre Landim, também falaram sobre a presença feminina no setor industrial. “Ter a presença da mulher na construção é um movimento que já acontece. Elas vêm quebrando barreiras, lutando e ocupando espaços, com competência e habilidades. O que precisamos é fazer com que esse movimento cresça”, destacou o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos.

Programa premiado

Em março desse ano o programa Marias da Construção foi premiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), durante o III Fórum Mundial de Direitos Humanos, realizado em Buenos Aires, na Argentina. A iniciativa recebeu o prêmio máximo da categoria Grandes Cidades, entregue pelo Centro Internacional para o Avanço dos Direitos Humanos (CIPDH), que reconhece políticas públicas inclusivas e sustentáveis em países da América Latina e do Caribe.

Mulheres Inspiradoras

O painel Mulheres Inspiradoras, realizado no último dia do 1º Constru Nordeste, no Centro de Convenções de Salvador, contou com a participação da superintendente de Educação Profissional do SENAI Bahia, Patrícia Evangelista, a vice-presidente do CIEB, Arlene Vilpert, Débora Barreto, CEO da Áudium, empresa baiana especializada em conforto acústico, térmico e lumínico, Renata Muller, primeira vice-presidente da FIEB, e uma engenheira da Moura Dubeux.

Notícias relacionadas