Marcas de chocolate atendidas pelo Projeto ORIGEM BAHIA levam medalhas em premiação internacional
Chocolates de marcas integrantes do Consórcio Cabruca de exportação de chocolates finos do Sul da Bahia foram premiados recentemente pela Academy of Chocolate, em Londres, o principal reconhecimento do setor no mundo. Ao todo, 15 medalhas foram conquistadas incluindo a categoria ouro.
Entre as marcas ganhadoras de medalhas, fruto do reconhecimento da qualidade dos chocolates, estão Ju Arléo Chocolates, Benevides, Modaka, La Lis, Martinus, Bem Cacao, Cacau do Céu e Tombador Cacau. Das oito empresas, sete são atendidas pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEB, dentro do Projeto ORIGEM BAHIA, realizado em parceria com o SEBRAE.
“Momento importante que consagra o Sul da Bahia, não somente como produtor de cacau de qualidade, mas um forte produtor de chocolate no cenário mundial. Estas premiações reforçam o quanto somos resilientes e aprendemos, mesmo com diversos problemas em nossa região, a valorizar um produto que cultivamos há mais de 3 séculos: o cacau. Tudo isso irá nos gabaritar para termos em breve o selo de Denominação de Origem, na Indicação Geográfica do Chocolate da Cabruca.”, comemora o diretor do Consórcio Cabruca, Thiago Fernandes.
Lista de ganhadores
- Ju Arléo Chocolates: 36% com cupuaçu (ouro); 70% cacau (prata); e branco doce de leite crocante (bronze).
- Benevides: 43% cacau ao leite com rapadura e flor de sal (prata); 85% cacau (prata); 70% cacau (bronze); e branco canjica baiana (bronze).
- Modaka: 40% cacau com café, castanha e canela “Nosso café cremoso” (prata)
- La Lis: 63% cacau com cupuaçu (prata).
- Martinus: 52% ao leite de cabra (bronze).
- Bem Cacao: 52% ao leite com fava de baunilha (bronze)
- Cacau do Céu: 80% catongo (bronze); branco com morango liofilizado e pistache (bronze); e melado de cana 40% (bronze).
- Tombador Cacau: branco com maracujá (prata)
Fonte: Rafael Lopes/Lopes Comunicação.