Jogos Escolares do SESI seguem até este sábado em Salvador
Cerimônia de abertura foi realizada nesta quinta-feira,15.08, com a participação dos alunos-atletas das 12 escolas do SESI da capital e interior e o medalista paralímpico Renê Pereira
Com a participação das delegações das 12 escolas do SESI Bahia da capital e interior, foi aberta oficialmente, nesta quinta-feira, 15.08, a 14ª edição dos Jogos Escolares do SESI. A competição reúne 1.520 estudantes, que disputam as modalidades de futsal, voleibol misto, handebol, basquete, futebol 5, baleado, natação e xadrez, e prossegue até este sábado, 17.08.
As competições dos Jogos Escolares da Escola SESI Bahia foram iniciadas nesta quarta-feira, 14.8, com o futsal. As provas estão ocorrendo em duas escolas simultaneamente: Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro, e Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, no bairro de Itapagipe.
A cerimônia de abertura foi marcada pelo espírito olímpico, com direito a desfile das delegações, acendimento da tocha olímpica e espetáculos de dança dos alunos que participam do projeto Pipocando Arte. Nas arquibancadas, o clima era de muito entusiasmo para celebrar os valores do esporte.
As equipes estão divididas em duas categorias: ensino Fundamental, de 12 a 14 anos, e Ensino Médio, de 15 a 17 anos. Os Jogos serão realizados nas duas unidades, simultaneamente. Participam as 12 escolas da Rede, de Salvador, Candeias, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Barreiras, Juazeiro e Luis Eduardo Magalhães.
Bianca Ramos da Silva, de 13 anos, aluna do 8º ano da Escola SESI João Gilberto, de Juazeiro, está competindo como enxadrista. Ela era uma das mais animadas na arquibancada, ao lado de Nayla Emanuele Oliveira, aluna do 7º ano, que veio a Salvador para competir no baleado. As nove horas de viagem na véspera, de Juazeiro a Salvador, e a oportunidade de viajar para fora da cidade onde moram davam o tom da empolgação das meninas que estavam “amando” tudo o que estava acontecendo.
Luis Gustavo Baptista, 14 anos, aluno do 9º ano, da Escola SESI Anísio Teixeira, de Vitória da Conquista, participou da cerimônia de abertura já com a conquista do 2º lugar na prova de natação, na categoria masculino, Ensino Fundamental. “Estou achando tudo um espetáculo”, contou. “É um momento muito bom para as pessoas que não conhecem Salvador visitarem a cidade e realizarem um sonho e para ter uma experiência nova e fazer amizade”, sintetizou.
Também da Escola SESI de Vitória da Conquista, Taylor Santos Pires, 14, está competindo no xadrez e segue na competição já classificado em 1º lugar. “O nível dos competidores é bem variado”, conta Taylor, que também está se divertindo muito e conhecendo os colegas das outras escolas da rede.
Esta foi a primeira vez que o SESI reuniu todas as escolas em Salvador para os Jogos Escolares. A abertura contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do diretor-superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, da superintendente executiva de Educação e Cultura, Cléssia Lobo, além de gerentes e diretores das escolas do SESI de todo o estado.
A cerimônia de abertura teve como convidado de honra, o atleta de remo paralímpico Renê Pereira, medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, e heptacampeão brasileiro na categoria e tetracampeão sulamericano. Médico de formação, Renê começou a praticar esportes para superar as sequelas de uma lesão de medula, após um acidente. Há dez anos é titular da Seleção Brasileira de remo e na sua apresentação destacou os valores do esporte. “Tive uma trajetória de sucesso graças ao esporte e estou aqui para compartilhar com estes jovens a minha experiência”, destacou Renê.
“Vocês vêm de longe e têm a oportunidade de interagir com os colegas e competir. Enquanto presidente do Conselho Regional do SESI tenho muito orgulho de poder contribuir para que a Bahia possa dar oportunidade a vocês de terem uma experiência como esta. Desejo que se divirtam e participem das competições seguindo as regras do jogo”, disse o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, na abertura.
O diretor superintendente do SESI, Armando Neto, complementou destacando o esforço do SESI e de seus colaboradores, para reunir todas as escolas em Salvador e organizar um evento deste porte. “Recebemos vocês com muita alegria. Este é um momento de festa e de praticar o esporte enquanto mecanismo da educação que ensina a ganhar, perder e trabalhar em equipe”.