Inscrições para a FENIC, 1ª Feira Nacional de Iniciação Científica da Bahia são prorrogadas
Estudantes de escolas públicas, particulares e técnicas de todo o país podem se inscrever até 6 de novembro
As inscrições para escolas e estudantes interessados em participar da I Feira Nacional de Iniciação Científica (FENIC) da Bahia, foram prorrogadas até dia 6 de novembro. Até o momento, o evento já conta com a participação de escolas da Bahia, incluindo capital e interior, Ceará, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina.
Podem se inscrever na FENIC estudantes de 12 a 21 anos, de escolas públicas, particulares e técnicas de todo o país e que estejam cursando o Ensino Fundamental, Médio e Técnico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.fenicba.com.br, onde será possível também consultar o regulamento.
“Nossa expectativa é chegar a 120 projetos inscritos nesta edição, por isso, prorrogamos as inscrições, que se encerrariam nesta quinta-feira, dia 31 de outubro. Aproveitamos para convidar as escolas baianas a aderirem a esta iniciativa, que é de suma importância para estimular o interesse pela pesquisa no nosso estado”, explica Fernando Moutinho, gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia.
A FENIC é a primeira feira nacional de ciências da Bahia e será realizada nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, em Salvador. A iniciativa pioneira é do Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) e conta com a consultoria da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), maior feira científica nacional, realizada anualmente pela Universidade de São Paulo (USP). A Febrace também será responsável pela banca avaliadora dos projetos participantes da FENIC.
FEBRACE
A FENIC já nasce como uma das feiras científicas nacionais credenciadas para a Febrace, por ter sido concebida dentro dos parâmetros exigidos nacional e internacionalmente. Com isso, o projeto de pesquisa premiado na feira baiana terá vaga na Febrace, que se realizará em São Paulo, de 24 a 28 de março de 2025.
Fernando Moutinho lembra que a Febrace, além da sua importância nacional, é também uma feira de ciências pré-universitária credenciada para participar dos grandes eventos científicos internacionais e a cada ano assegura a participação das delegações de estudantes brasileiros nestes eventos.
O objetivo do SESI é contribuir para o desenvolvimento do letramento científico em estudantes da educação básica por meio da realização de projetos de pesquisa inovadores em áreas aplicadas das Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Engenharia.