Inauguração do CIMATEC QUANTUM marca avanço em tecnologias quânticas no Brasil
O CIMATEC QUANTUM, novo laboratório que integra as iniciativas do Centro de Competência EMBRAPII CIMATEC em Tecnologias Quânticas (QuIIN) e do Latin America Quantum Computing Center (LAQCC), foi inaugurado na última sexta-feira, 25, na sede do SENAI CIMATEC, no bairro de Piatã, em Salvador. O evento, parte da 10ª edição do Simpósio Internacional de Tecnologia e Inovação (SIINTEC), reuniu autoridades dos setores industrial, acadêmico e do governo federal, e representa um avanço significativo para a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias quânticas no Brasil.
O novo centro de pesquisa, fruto da parceria entre o SENAI CIMATEC, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), tem como objetivo desenvolver uma estrutura dedicada à demonstração e teste de sistemas de criptografia quântica e suas aplicações. Essa infraestrutura permitirá ao Centro de Competência e seus parceiros criar sistemas, testar componentes de criptografia, otimizar configurações e explorar novas possibilidades de uso.
“Esse novo laboratório permitirá ao Brasil desenvolver sua própria tecnologia e encontrar a melhor forma de integrá-la aos diferentes sistemas criptográficos, garantindo o sigilo de informações sensíveis e a integridade dos comandos de infraestrutura crítica”, explicou a coordenadora do QuIIN, Profa. Dra. Valéria Loureiro da Silva.
Durante a inauguração, o diretor-geral do SENAI CIMATEC, Leone Andrade, destacou o impacto da tecnologia quântica. “Essa tecnologia terá um efeito abrangente na sociedade como um todo, especialmente na indústria, que é nossa missão apoiar, inovar e utilizar da melhor forma possível”, afirmou o executivo.
Também estiveram presentes o coordenador das Redes de Centros de Competência da EMBRAPII, Luan Saldanha; o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Almeida Filho; o diretor da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Luiz Hermida; e a gerente executiva de Computação do SENAI CIMATEC, Liou Chin.
Sobre o QUIIN
O QuIIN é o primeiro Centro de Competência em Tecnologias Quânticas do Brasil, resultado da parceria entre o SENAI CIMATEC, a EMBRAPII e o MCTI. Voltado para a educação e capacitação em tecnologias quânticas, o QuIIN oferece suporte a estudantes, profissionais e pesquisadores, incentivando a colaboração entre empresas, universidades e institutos de pesquisa. Além disso, atua na atração e criação de startups, fortalecendo o ecossistema de inovação no setor quântico. ]
Da Ascom/SENAI CIMATEC