Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

4 de junho de 2025

Importância da indústria para o desenvolvimento foi discutida no 2º Simpósio da Indústria do Sertão

DIA DA INDÚSTRIA Distritos Industriais Escola SESI FIEB IEL Indústria Inovação SENAI SESI Sistema FIEB SST

Evento reuniu o setor industrial e parceiros em Feira de Santana para debater desafios e oportunidades, além de comemorar o Dia da Indústria na região

Fotos: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB

Com o tema “Os desafios para a nova indústria”, Feira de Santana sediou, nesta quarta-feira, 04.06, na unidade do SESI de Feira de Santana, a 2ª edição do Simpósio da Indústria do Sertão. O evento, que integrou as comemorações do Dia da Indústria, reuniu lideranças empresariais, políticas, além de especialistas e profissionais do setor para uma programação gratuita, que durou todo o dia.

O evento contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, além do presidente do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), Geraldo Pires, além do diretor regional do Sebrae-Ba, Isailton Reis.

O presidente da FIEB lembrou, na abertura do evento, a importância da indústria para promover desenvolvimento e competitividade em uma região. “A indústria é geradora de empregos com maior qualificação e traz nela o desenvolvimento da tecnologia, da ciência e da inovação que impulsiona toda uma estrutura”, lembrou.

Carlos Henrique Passos também destacou a importância de realizar iniciativas que promovam a conexão do Sistema Indústria com as empresas e outros parceiros locais, de forma se aproximar mais das indústrias e também entender as necessidades delas para que possam ser desenvolvidas práticas produtos e serviços.

Isailton Reis, do Sebrae-Ba de Feira de Santana, ressaltou a importância da realização do evento de forma a promover a integração entre os diversos parceiros para discutir os desafios dos pequenos negócios industriais. Ele destacou a importância da realização de uma rodada de negócios. “Uma oportunidade de colocar as empresas para conversarem entre si e descobrir possibilidades de fazer parcerias e, melhor ainda, de fazer negócios”, acrescentou.

Geraldo Pires, presidente do Centro das Indústrias de Feira de Santana, lembrou que no ano passado, o simpósio permitiu às empresas do setor estreitarem relacionamentos comerciais com fornecedores e prestadores de serviço. “Precisamos aprimorar isso. A pequena, média ou grande indústria só tem a ganhar. Somos a engrenagem e por isso dependemos de todos os setores para gerar conexão com a indústria”, observou.

Luiz Tavares, diretor da Franju Moda Íntima, um dos empresários que participou do Simpósio, destacou a pertinência de temas abordados no evento. “Tivemos palestras muito boas sobre liderança, que é um tema muito importante hoje, principalmente para minha empresa, que passa por uma uma grande mudança de liderança. A gente tem se esforçado para agregar o máximo possível do mercado atual, buscando conceitos, ideias de outras empresas renomadas, para aplicar na nossa empresa”, analisou o diretor.

O evento, que tem como proposta discutir os caminhos para o fortalecimento da indústria no interior baiano, deu destaque para a inovação, automatização, qualificação profissional e ambientes de trabalho saudáveis. O simpósio reuniu convidados para participar de palestras, painéis temáticos e oficinas práticas, voltadas para empresários, gestores e profissionais da indústria.

Notícias relacionadas