Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

1 de julho de 2025

Gigante chinesa, Windey Energy inaugura escritório na Bahia e centro de P&D na sede do Senai Cimatec

CIMATEC CNI FIEB Indústria
Unidade foi inaugurada com a presença de autoridades e representantes da indústria
Fotos: Wilson Sabadin/Coperphoto/Sistema FIEB

Considerada a terceira maior fabricante de equipamentos eólicos do mundo, a empresa chinesa Windey Energy abriu oficialmente o seu escritório no Brasil e iniciou a implantação do seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. A gigante chinesa se instalou na Bahia, na sede do SENAI CIMATEC, em Salvador. A unidade foi inaugurada pelo presidente mundial da empresa, Cheng Chenguang, em uma cerimônia nesta sexta-feira (27.6) com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban e do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, além de outras autoridades e players do mercado.

No evento, Cheng Chenguang reforçou que escolheu a Bahia para ser a sede da empresa na América Latina porque, além das características naturais do estado para a geração de energia renovável, aqui ele encontrou uma sinergia promissora para viabilizar os projetos da empresa. Ele citou a parceria com o Senai Cimatec como fundamental para a decisão da companhia de se instalar no Brasil. “Encontramos muita sinergia:  estudo, inovação, tecnologia. O lançamento do nosso centro de pesquisa aqui será o ponto de partida para a jornada da Windey no Brasil para escrevermos um novo capítulo da relação Brasil-China. O Brasil tem potencial e temos um compromisso com o desenvolvimento sustentável da Bahia”, disse Cheng Chenguang.

Diretor da Windey para negócios na América Latina, Hugo Iounchan Chang, apresentou as intenções e as perspectivas da empresa e disse que a Bahia reúne as condições ideais para o avanço dos projetos da companhia. O executivo listou as soluções tecnológicas e os equipamentos que a Windey já possui e que serão eficazes na aplicação no estado.

O destaque foi o projeto da empresa para levar soluções energéticas para o meio rural, abrangendo tanto o pequeno produtor que não tem acesso a energia elétrica, quanto a agroindústria, que necessita de energia em larga escala. “Temos tecnologia para gerar energia eólica com microrredes, através de torres eólicas que não exigem tanta produção de vento, somado às nossas baterias de armazenamento, o que será um importante aliado para superar o desafio e as dificuldades de rede de distribuição no Brasil”, explicou Hugo.

“A chegada da Windey e a instalação do centro de P&D em nosso campus são um movimento estratégico do SENAI CIMATEC, que tem como objetivo trazer essa tecnologia tanto na geração de energia eólica, como, também, na parte de armazenamento de energia em baterias. A ideia é desenvolver projetos para implementar no CIMATEC Sertão uma unidade de geração e armazenamento de energia off grid (energia isolada), além de identificar locais potenciais no Brasil para implementar essa tecnologia aplicada ao agronegócio e agroindústrias”, explicou o superintendente executivo de planejamento e novos negócios do SENAI CIMATEC André Oliveira.

Notícias relacionadas