Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

22 de dezembro de 2021

FIEB projeta retomada da indústria de transformação para 2022

Documento elaborado pela equipe técnica da FIEB aponta tendências e identifica margem para um crescimento acima do nacional para a indústria baiana 

Retomada das operações da Refinaria Landulpho Alves deve impactar os indicadores da indústria de transformação para 2022
Foto: Juarez Cavalcanti/Petrobras/Divulgação

A indústria de transformação baiana deve fechar 2022 com um crescimento de 2%, contra 0,5% projetado para a indústria nacional. A estimativa é da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). O entendimento é que 2022 se anuncia como um ano de recuperação para a indústria de transformação baiana, que deve se refletir no desempenho da indústria regional como um todo. A estimativa é de um crescimento médio projetado para o segmento de 1,5% no próximo ano, também acima do nacional.

As tendências são apontadas pelo estudo Cenários Brasil – Bahia 2022, elaborado pela Superintendência da FIEB por meio da Gerência de Estudos Técnicos, que levou em conta os dados da economia regional, os indicadores econômicos e o contexto internacional. 

Um dos setores que devem impulsionar o desempenho da indústria de transformação baiana é o de refino de petróleo. O superintendente da FIEB, Vladson Menezes, acredita que consolidada a aquisição da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) pela iniciativa privada, a produção deve ser retomada e voltar à capacidade total em 2022, assegurando esta perspectiva de recuperação.

A FIEB também aposta no bom desempenho das indústrias de celulose, química e de bens de consumo. Os investimentos na produção de energia eólica e solar, e na indústria extrativa mineral também devem se manter elevados.

“O único dos grandes setores que devem desacelerar em 2022, apesar de ter se mantido aquecido nos dois últimos anos, é o da construção civil”, pontua Menezes, refletindo os efeitos do aumento dos juros.

DESEMPENHO EM 2021

Vladson Menezes lembra que a indústria baiana não teve um comportamento unitário em 2021. Alguns segmentos registraram queda significativa, enquanto outros retomaram, após um ano de 2020 particularmente difícil.

O ano de 2021 começou com o anúncio de fechamento da Ford, que eliminou a presença da indústria automotiva no Estado. Ainda no plano negativo, a produção dos óleos combustíveis e o refino de petróleo, por conta da venda e da desaceleração da produção, contribuíram ainda mais para uma queda significativa dos indicadores industriais.

Dentro da indústria de transformação, diante da importância dos setores que registraram um desempenho negativo, o superintendente destaca como resultado uma queda de cerca de 14% em 2021.

“Na contramão, a construção civil, a extrativa mineral e os serviços industriais de utilidade pública – energia eólica e solar – cresceram e contrabalançaram esta queda da indústria de transformação, de modo que a gente deve fechar o ano ou com estabilidade ou com um pequeno crescimento”, analisa.

Ao mesmo tempo, ele destaca o bom desempenho de setores como a petroquímica e a indústria calçadista. Esta última, cresceu até outubro deste ano quase 40%, e gerou empregos, principalmente no interior do estado, revertendo os resultados negativos de 2020.

CONTEXTO

A despeito da expectativa positiva gerada com a privatização da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e à retomada da produção da FAFEN, agora sob gestão do Grupo Unigel, no 2º semestre de 2021, a indústria de transformação encerra 2021 com resultado negativo na Bahia, ainda sob forte influência dos efeitos do encerramento das atividades da Ford. Na contramão destes resultados, os setores da construção e extrativo mineral devem fechar o ano com crescimento.

Clique na imagem para acessar o estudo.
Clique na imagem para acessar o estudo.

Somam-se ainda os resultados da indústria Química, que tem se beneficiado com a alta dos preços internacionais, e da indústria de Extração Mineral, com destaque para os projetos de exploração de ferro (BAMIN) e vanádio (Largo). 

Apesar das projeções, que sinalizam a perspectiva de reversão da queda registrada em 2021, o cenário para 2022, em geral, é de incertezas, diante de fatores locais e globais. No Brasil, além do ambiente inflacionário, o início da corrida eleitoral deve afetar o ambiente produtivo. Da mesma forma, mudanças nas políticas de juros na Europa e Estados Unidos prometem impactar os negócios e reduzir o intercâmbio comercial entre os países. Os desdobramentos da disseminação da nova variante do coronavírus também contribuem para deixar o cenário ainda mais desafiador. 

Notícias relacionadas