Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

3 de maio de 2023

75 ANOS: FIEB, o elo com a indústria do futuro

FIEB FIEB 75 anos Indústria

Federação das Indústrias da Bahia comemora 75 anos em meio a desafios tecnológicos e o olhar voltado para novos avanços

O surgimento de inteligências artificiais com capacidade avançada de elaboração em tarefas que antes eram exclusivamente humanas, chega para deixar o mundo atônito. Na indústria, a automação já faz parte da realidade nas atividades produtivas e administrativas, mas os avanços ocorrem a passos largos e, nesta corrida, é preciso estar atento a todos os detalhes.

Acompanhar os avanços tecnológicos sempre esteve no DNA da Federação. Não será diferente daqui para a frente, mesmo com o surgimento de Inteligências Artificiais, como o Chat GPT.

É diante deste cenário desafiador que a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) completa 75 anos, no mês em que também celebra o Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio. O mote da campanha é 75 anos – Nosso presente continua sendo o futuro é uma forma de reforçar o posicionamento da instituição em defesa dos interesses da indústria baiana.

Para marcar as comemorações, a programação começa no dia 10 de maio com a realização do evento Cenários para a Indústria Brasileira, às 9 horas, na Sede da FIEB, no Costa Azul.

O evento vai discutir as Perspectivas para a Economia Brasileira e o papel da Reforma Tributária, com Mário Sérgio Telles, gerente executivo de Economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e Infraestrutura e desafios para a Indústria, com o professor da UFRJ e membro do Conselho Superior de Economia da FIESP, Armando Castelar.

A programação comemorativa inclui ainda o lançamento da Agenda Legislativa da Indústria, dia 25 de maio. No segundo semestre, o Prêmio FIEB de Sustentabilidade – Especial 75 anos encerra a programação festiva.

HISTÓRIA

Fundada em 1948, a indústria da época era concentrada nos segmentos de fiação e tecelagem, fumo e alimentos. Nestes 75 anos, o empenho da FIEB é manter a indústria baiana alinhada às transformações do setor produtivo e da sociedade.

O Sistema indústria na Bahia é formado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), também criado em 1948 e que também está comemorando 75 anos; o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que foi criado em 1945; o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Ao lado destas entidades, a FIEB tem o papel de atuar como indutor de novas tendências ao estimular a busca pela inovação.

Foi assim em todos os momentos em que a indústria baiana deu novos passos. No surgimento de uma indústria mais arrojada, com a implantação do Polo de Camaçari, nos anos 1970. Nos anos 1990: com a vinda de gigantes da indústria de mineração, como a Caraíba Metais. Em 2000: com a Ford, que trouxe uma nova vocação para o parque industrial baiano; e nos anos 2020: com foco nas tecnologias verdes em que os desafios passam pela inovação e desenvolvimento de novas fontes de energia, como o hidrogênio verde.

INTERIORIZAÇÃO E PEQUENA INDÚSTRIA

Sob a liderança de Ricardo Alban, presidente da entidade desde 2014, a FIEB registrou a ampliação da sua área de influência, com um amplo projeto de interiorização e um foco especial nas pequenas empresas industriais. Presente em todas as principais regiões do estado, a atuação das entidades vinculadas ao Sistema Indústria na Bahia foi impulsionada com a implantação das unidades integradas no interior, iniciada em 2014.

O esforço de se fazer mais presente e próximo das indústrias no interior e de também de levar os serviços de educação e capacitação para formar mão de obra qualificada nos municípios onde a indústria atua, é uma realidade.

Os investimentos mais recentes incluem a ampliação dos serviços em Juazeiro, mas também a expansão da atuação em municípios estratégicos das regiões do extremo-sul, centro sul e norte baianos, a exemplo de Guanambi, Teixeira de Freitas e mais recentemente, Conceição do Coité, que acolheu uma unidade do SENAI Cimatec Sertão.

Lançamento do Cimatec Sertão, em Conceição do Coité. Foto: Raimundo Mascarenhas/Coperphoto/Sistema FIEB

PARCERIAS

Para se fazer presente no interior, a FIEB também constrói parcerias, a exemplo da que foi firmada com o Sebrae. Um dos destaques é o projeto dos Núcleos de Serviços FIEB-SEBRAE, que permitiram uma maior capilaridade da atuação da FIEB no interior, levando serviços como assessoria para acesso ao crédito, meio ambiente e comércio exterior.

“As parcerias foram e têm sido fundamentais para que cada vez mais os serviços da FIEB e das demais entidades que compõem o Sistema Indústria na Bahia amplifiquem sua presença e levem seus serviços a mais indústrias e às comunidades”, destaca Ricardo Alban, presidente da FIEB. Foi este o espírito desde o início e que agora se traduz em números.

Por meio dos Núcleo de Serviços FIEB-SEBRAE, apenas em 2022, foram atendidas mais de 300 demandas de sindicatos, dentre ações operacionais, de comunicação, financeiro e base de dados. A atuação do serviço também chegou às cidades de Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas, fortalecendo os serviços no interior do estado.

Já o Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEB, que tem como missão promover a internacionalização da indústria baiana, por meio de ações e serviços voltados ao aumento da competitividade, atendeu 530 empresas, proporcionando novas oportunidades de ampliação de mercados.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

A Federação, por meio de suas entidades, também coloca à disposição das indústrias, incluindo as de pequeno e médio portes, diversos serviços para estimular a adoção das novas tecnologias e avanços no processo produtivo. Destaca-se o chamado para a implementação da indústria 4.0, mais digital e tecnológica, como um dos pilares da atual gestão.

O SENAI Cimatec, braço do sistema indústria vocacionado para o desenvolvimento de novas tecnologias e pesquisa, tem papel estratégico neste contexto. Formado inicialmente pelo complexo da Avenida Orlando Gomes, que reúne escola técnica, centro universitário e tecnológico, o Cimatec ganhou um player de pesquisa e inovação industrial em Camaçari, com o Cimatec Park, inaugurado em 2019.

Atualmente, o Cimatec Park concentra pesquisas avançadas em parceria com empresas e grandes centros internacionais de tecnologia no desenvolvimento de novos produtos, incluindo o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil, unidade estratégica da engenharia global da montadora. E, mais recentemente, o recém-lançado Cimatec Sertão chega para levar ao semiárido baiano um núcleo de pesquisa para produção de biocombustível a partir do agave, em Conceição do Coité.

Se de um lado, o SENAI Cimatec e seus núcleos avançados constituem os braços tecnológicos da indústria baiana, o Sistema Indústria também conta com o SESI, SENAI e o IEL, para, com suas especificidades próprias, também levarem a indústria baiana aos mais avançados patamares.

EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO

No SESI, além da ampliação da Rede de Educação, que, em 2022, superou mais de 10 mil alunos matriculados na educação básica e de jovens e adultos, em toda a Bahia, destaca-se a implantação, para o ano letivo de 2024, de mais uma escola, no município de Teixeira de Freitas.

Estação Ciência, Centro Cultural SESI Casa Branca: espaço de cultura, educação, ciência e tecnologia: Foto: Gilberto Jr/Coperphoto/Sistema FIEB

Em 2022, o principal investimento do SESI em promoção de cultura e lazer foi na implantação do Centro Cultural SESI Casa Branca, na unidade do Caminho de Areia, em Salvador. O espaço abriga a Estação Ciência, a Varanda da Casa Branca e a Sala de Arte Letieres Leite, ampliando as ações de promoção da cultura e da educação, por meio da ciência e tecnologia.

Na área de segurança e saúde no trabalho, os principais destaques do SESI nos últimos nove anos incluem a criação de produtos, como o SESI Viva+. Trata-se de plataforma de gestão do e-social, com soluções para empresas que permitem um acompanhamento digital e informações baseadas em dados sobre afastamentos e gestão da saúde e segurança no trabalho.

Em termos de investimentos, o grande aporte foi na implantação do Instituto SESI de SST. O novo equipamento, localizado na Avenida Orlando Gomes, em Salvador, concentra os serviços e centros de pesquisa e inovação da entidade na área de Saúde e Segurança na Indústria.

Instituto SESI de Saúde e Segurança, inaugurado em 2023 Foto: Gilberto Jr/Coperphoto/Sistema FIEB

O SENAI, voltado para a qualificação de mão de obra para a indústria, contabilizou mais de 135 mil matrículas de Educação Profissional, somente em 2022, sendo 26.869 gratuitas. A entidade também tem investido em novas formações, a exemplo dos cursos de especialização técnica (pós-técnico), em áreas de interesse da indústria como Sistemas Fotovoltaicos, Gestão Integrada de QSMS e Responsabilidade Social, Planejamento de Manutenção Industrial e Manutenção de Equipamentos Biomédicos. Por meio de parcerias com prefeituras baianas, o SENAI realizou a qualificação de mais de 20 mil pessoas em 2022.  

O IEL tem uma atuação voltada para a promoção do estágio e desenvolve programas como o Inova Talentos. Em 2022, O IEL Bahia alcançou 8.198 estudantes em estágio, alocados em 1.649 empresas baianas, dentre várias outras ações pelo desenvolvimento empresarial e de carreiras.

Notícias relacionadas