Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

6 de novembro de 2024

Estudantes são premiados em concurso de redação do Sindileite

FIEB Sindicatos
Estudantes premiados no 2º Concurso Literário de Redação do Sindileite Fotos: FIEB/Divulgação

Iniciativa envolveu alunos da rede estadual e da rede SESI de Educação; a cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira, na FIEB

Estudantes da rede pública estadual e da rede SESI de educação na Bahia foram premiados nesta terça-feira, 5.11, em Salvador, no 2º Concurso Literário de Redação do Sindileite. Iniciativa do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite Bahia), o concurso contou com o apoio do Sistema FIEB, por meio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e do Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), e do Governo do Estado. O evento teve como patrocinadores as empresas Natu Gurt, Davaca, Leitíssimo, Bufalíssima, Dengo e Federicci.

Participaram do concurso estudantes de 14 núcleos territoriais e 600 alunos da Escola SESI de todo o estado. Ao todo, foram premiados dez estudantes. A premiação foi realizada na sede da FIEB e contou com a presença do presidente Carlos Henrique Passos, do diretor-superintendente do SESI, Armando Neto, do deputado federal Zé Neto, do prefeito de Dom Macêdo Costa, Egnaldo Piton, além da superintendente de Políticas Públicas para a Educação Básica, Helaine Pereira, representante da Secretaria da Educação.

Idealizador da iniciativa, Paulo Cintra, vice-presidente do Sindileite e diretor da FIEB, explicou que a ideia do concurso surgiu como forma de ampliar as ações realizadas no Dia Mundial do Leite, comemorado em 1º de junho. O objetivo foi também fortalecer a conexão entre a indústria e a comunidade.

“A data foi instituída pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) para divulgar a importância do consumo do leite no combate à fome, por ser um alimento relativamente barato e acessível. Em 2023, entendemos que, além de mobilização em torno da data, poderíamos ir adiante com uma ação mais inclusiva e que abrangesse o maior número de pessoas. Por isso lançamos o concurso de redação, que chega ao seu segundo ano”, explicou Cintra.

Nesta edição, os estudantes foram convidados a escrever redações sobre a importância do cálcio e da proteína do leite para a alimentação. A premiação foi em duas categorias: Ensino Fundamental e Ensino Médio e contemplou alunos das redes pública e do SESI.  Foram premiados estudantes de Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Piatã, Dom Macêdo Costa, Teixeira de Freitas e Ipupiara.

Pedro Henrique de Oliveira, 17 anos, aluno do 3º ano no Colégio Estadual de Inúbia, localizado em um distrito da cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, viajou por mais de 10 horas para receber o prêmio. Filho de lavrador, Pedro explica que a redação foi um exercício para consolidar os conhecimentos que ele acumulou ao longo do ano nas áreas de biologia e química. Pela primeira vez visitando Salvador, ele estava acompanhado do pai, Marcos José de Oliveira. “Foi a partir da redação que pude colocar em prática os conhecimentos que adquiri na preparação para o vestibular”, conta Pedro, que admite ter ficado surpreso com a premiação.  Classificado em 1º lugar, ele ganhou um notebook.

Pedro de Oliveira, 1º lugar Ensino Médio – Rede estadual
Letícia Queiroz, 1º lugar Ensino Fundamental – Rede Estadual

Letícia Ferreira Queiroz, aluna de uma escola rural da região de Feira de Santana, o Colégio Estadual do Campo João Baptista Carneiro, também conquistou o 1º lugar na categoria Ensino Fundamental da Rede Pública. Ela conta que ficou feliz de levar esta conquista para a escola onde estuda. “Fiquei muito orgulhosa de ter levado este título para a minha escola onde meus pais e meus avós também estudaram. O que fica é continuar estudando pois sem o estudo a gente não é nada”, disse Letícia, que entendeu com a experiência que “nada é impossível”.

Ela estava acompanhada da professora Carla Regina Lima, que foi a grande incentivadora da estudante. “Estou sempre incentivando meus alunos a investirem no seu desenvolvimento acadêmico. Levei a proposta para a escola e orientei Letícia a escrever um texto, se colocando no lugar do homem do campo”, conta.

Anaíla Matos, aluna do 3º ano da Escola SESI Djalma Pessoa, classificada em 1º lugar na categoria Ensino Médio destinada aos alunos da Rede SESI conta que já havia participado de outros concursos de redação, mas ainda não havia conquistado o 1º lugar. Ela abordou na redação o mito de Hércules e demonstrou o quanto o leite foi importante para torná-lo um herói, abordando os benefícios do leite para os músculos e os ossos. “Conheci um pouco mais sobre o leite, que é um alimento que no meu organismo não dá muito certo, porque sou intolerante à lactose. Mas aprendi sobre a importância deste alimento para a nossa vida”, conta.

Giovana Miranda Monteiro, 14 anos, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola SESI Bernardo Martins Catharino, do bairro de Itapagipe, em Salvador, também se destacou em 1º lugar. Ela conta que foi uma experiência enriquecedora e que a fez apender muito. “Aprendi sobretudo a ter mais confiança em mim. Não imaginava que conseguiria o 1º lugar. Agora sei que com esforço posso alcançar o que eu quiser”.

Denivaldo Silva, do município de Dom Macêdo Costa (Ensino Médio)
Anaíla Matos Silva, Escola SESI (Ensino Médio)
Giovanna Monteiro, Escola SESI (Fundamental)

DOM MACEDO

Além dos notebooks, houve premiações em dinheiro, no valor de R$ 2.000, para o segundo colocado, e R$ 1.000 para o terceiro colocado. Foi o caso de Denivaldo da Paixão Silva, aluno do Colégio Estadual Eraldo Tinoco Melo, do município de Dom Macêdo Costa, que ficou em 3º lugar.

Ele recebeu o prêmio das mãos do prefeito do município, Egnaldo Piton, que se destaca por ser o único prefeito na Bahia a ter atingido, em 2023, o índice de 85,87% dos alunos alfabetizados no tempo certo, uma meta que os municípios deverão atingir até 2030.

Para ele, o concurso é um estímulo para a educação por incentivar o jovem. “O reflexo dos resultados alcançados em Dom Macedo Costa está aqui: um aluno que mora na zona rural do município, há 11 quilômetros da sede, e conquistou o 3º lugar estadual neste concurso”. O prefeito parabenizou a diretora e a equipe da escola e falou da importância de um trabalho conjunto, que envolve a escola, a família, a comunidade, os conselhos e agentes comunitários para assegurar resultados na educação.

Em sua fala, o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, parabenizou o Sindileite pela iniciativa e lembrou que o SESI está à disposição da rede pública de educação para contribuir com a educação do estado. Ele destacou a experiência de Dom Macedo Costa e arrematou: “O exemplo nos mostra que é possível ter todos os municípios da Bahia com as crianças alfabetizadas no tempo certo”.

A superintendente de Educação e Cultura do SESI Bahia, Cléssia Lobo explica que para a entidade, a parceria com o Sindileite é uma aproximação importante com o contexto do setor produtivo. Ela explica que a educação para o mundo do trabalho está presente no currículo do SESI e uma iniciativa como esta contribui para a formação dos alunos. “Os temas do concurso são sempre relevantes e têm a ver com o processo de formação. Fazer educação é dialogar e em experiências como esta, a gente consegue uma conexão entre o aprendizado e a relação com o mundo do trabalho”, complementou.

 O deputado Zé Neto parabenizou os estudantes que participaram da iniciativa e falou da importância da educação e do papel do Sistema S. Destacou também a contribuição do Sindileite para a educação.

ESTUDANTES PREMIADOS

Ensino Médio Rede Estadual:

  1. Pedro Henrique de Oliveira – Colégio Estadual de Inúbia (1º lugar) – Piatã
  2. Júlia Vitória da Silva – Colégio Democrático Estadual Castro Alves (2º lugar) – Ipupiara
  3. Denivaldo da Paixão Silva – Colégio Estadual Eraldo Tinoco Melo (3º lugar) – Dom Macêdo Costa

Ensino Médio SESI:

  1. Anaila Matos Silva – Escola SESI Djalma Pessoa (1º lugar) – Salvador
  2. Nathalia Hart dos Santos – Escola SESI José Carvalho (2º lugar) – Feira de Santana
  3. Marcos Vinícius Carvalho Souza – Escola SESI Djalma Pessoa (3º lugar) – Salvador

Ensino Fundamental Rede Estadual:

Ensino Fundamental SESI:

  1. Giovanna Miranda Monteiro – Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino (1º lugar) – Salvador
  2. Manuela Trasse Cysne – Escola SESI Maria Odília Teixeira (2º lugar) – Teixeira de Freitas
  3. Ricardo Leoni do N. Teixeira – Escola SESI Milton Santos (3º lugar) – Camaçari

Notícias relacionadas