Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

28 de março de 2023

Estudantes baianos são premiados na Febrace 2023

Escola SESI Iniciação Científica SESI

Cinco projetos desenvolvidos por alunos da Escola SESI se destacaram na feira científica, em São Paulo.

Estudantes de Ilhéus estão entre os premiados na edição 2023 da feira científica. Fotos: Arquivo Pessoal.

Cinco projetos desenvolvidos por estudantes da Escola SESI de Salvador, Ilhéus e Vitória da Conquista foram premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em São Paulo, entre os dias 20 e 24 de março. Considerada um dos principais eventos científicos pré-universitários do Brasil, a feira é promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Nesta edição, a Escola SESI Bahia teve recorde de projetos aprovados para a feira científica, com nove finalistas. “Desde 2020, o número de projetos finalistas e de premiações na Febrace vem aumentando, com a aprovação de projetos desenvolvidos por estudantes de escolas de Salvador e do interior, o que demonstra a robustez do nosso programa de Iniciação Científica. Essas premiações mostram que estamos no caminho certo”, avalia o gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia, Fernando Moutinho.

Os projetos premiados foram desenvolvidos por estudantes que participam do programa de Iniciação Científica, nas cidades de Ilhéus, Salvador e Vitória da Conquista, nas áreas de áreas de ciências da natureza, ciências humanas e linguagens.

Do sudoeste baiano, as irmãs Bianca Novais e Luana Novais ficaram em segundo lugar na área de Ciências Humanas, com o projeto: O kindle direct publishing e a auto publicação como mecanismo para o reconhecimento dos escritos de jovens autoras. As estudantes da Escola SESI Anísio Teixeira se dedicaram a investigar como a ferramenta de publicação online pode ajudar a introduzir novos autores no mercado literário.

“A gente está colhendo os frutos da nossa dedicação. Essa medalha é um reconhecimento de nosso trabalho. Nossa ideia é ajudar outras pessoas que também querem escrever e buscam formas de publicar suas obras sem depender de editoras. A gente pretende que, com a pesquisa, a auto publicação possa se popularizar”, explica Luana Novais.

Também do interior do estado, os estudantes Yasmim Santos Santana, João Vitor Oliveira Gomes e Giovanna Souza Viana, da Escola Sesi Adonias Filho, em Ilhéus, ficaram em 3° lugar em Ciências Exatas e da Terra. Juntos, eles desenvolveram o projeto: Ferticagem: uma proposta sustentável e econômica. Trata-se de um fertilizante natural produzido a partir da casca do caranguejo-uçá, bastante consumido na região sul do estado. “Descobrimos que a principal substância presente na casca é benéfica ao solo e que esse fertilizante pode ser utilizado na agricultura familiar”, explica Giovanna Viana.

Além da terceira colocação na área de Ciências Exatas e da Terra, os alunos conquistaram credencial para participar da Mostra Científica de Inovação, Tecnologia e Engenharia, da escola estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa (MOCITEPIAL), em Arapiraca. “Após um ano de trabalho intenso, é bom saber que fomos recompensados com um prêmio. A sensação é de dever cumprido com o nosso trabalho”, comemora a estudante.

O projeto de Felipe Sacramento ficou em segundo lugar em Ciências Biológicas.

Os outros três projetos premiados na Febrace 2023 foram da Escola SESI Djalma Pessoa (Salvador). O estudante Felipe Sacramento ficou em segundo lugar em Ciências Biológicas com o projeto Extratos vegetais da folha do araçazeiro (psidium guineense sw.):  um método alternativo no combate a proliferação do mosquito aedes aegypti.

O jovem, que atualmente faz curso técnico de biotecnologia no SENAI Cimatec, investigou soluções que pudessem contribuir para combater o mosquito da dengue. “O sentimento que descreve ter recebido essa premiação é valorização. Me senti valorizado quando conquistei o segundo lugar. Senti que as pessoas deram importância não só para o problema que o meu trabalho abrange, mas também à solução apresentada”, conta.

Em outra área, a de Ciências Humanas, estudantes Bruna Batista Santos e Beatriz Belo Santos ficaram em 3° lugar com o projeto Acesso e permanência no ensino superior no Brasil:  a meritocracia reforçada pela mídia no caso de Matheus Araújo Moreira e de Débora Souza Rocha.

Objetivo das alunas é discutir o conceito de meritocracia e mostrar como ele afeta o acesso de jovens a universidades brasileiras. “Ficamos muito felizes com o resultado. Isso nos mobilizou a investigar cada vez mais e propor novas soluções e abordagens. Nossa ideia não é apenas propor a desconstrução da meritocracia, mas incentivar que cada vez mais jovens façam parte do destes espaços”, conta Bruna.

Projeto desenvolvido por alunos da escola SESI Djalma Pessoa ficou em ficou quarto lugar na área de Ciências Exatas.

Já os alunos Rafael Matos Brito Pires, João Paulo Reis de Santana Silva e Isaque de Pontes Nunes foram destaque com o projeto Produção de filmes semicondutores em ambiente escolar, que ficou em quarto lugar na área de Ciências Exatas.

“O projeto surgiu com a ideia de que talvez pudéssemos fazer uma placa fotovoltaica em ambiente escolar. Com os estudos, percebemos que não é tão simples quanto parece e escolhemos uma das camadas da placa fotovoltaica para fabricar. Esses filmes semicondutores são necessários para a fabricação de uma placa solar fotovoltaica. Então buscamos uma solução de baixo custo e baixa complexidade, que pudesse ser feita em ambiente escolar”, explica Isaque de Pontes Nunes.


Projetos premiados FEBRACE 2023:

ESCOLA SESI ANÍSIO TEIXEIRA (Vitória da Conquista)

O kindle direct publishing e a autopublicação como mecanismo para o reconhecimento dos escritos de jovens autoras – 2º lugar em Ciências Humanas

Estudantes: Bianca Santana Teixeira Novais e Luana Santana Teixeira Novais

Orientador: Vilmar do Nascimento Rocha

ESCOLA SESI ADONIAS FILHO (Ilhéus)

Ferticagem: uma proposta sustentável e econômica – 3° lugar em Ciências Exatas e da Terra

Estudantes: Yasmim Santos Santana, João Vitor Oliveira Gomes e Giovanna Souza Viana

Orientador: Glauber Gonçalves do Nascimento

Coorientadora: Nara Georgia Ribeiro Braz Patrocínio

ESCOLA SESI DJALMA PESSOA (Piatã, Salvador)

Extratos vegetais da folha do araçazeiro (psidium guineense sw.): um método alternativo no combate a proliferação do mosquito aedes aegypti – 2º lugar em Ciências Biológicas

Estudante: Felipe Silva Sacramento

Orientadora: Jamile da Cruz Caldas

Coorientador: Marcelo Barroso Barreto

Acesso e permanência no ensino superior no Brasil: a meritocracia reforçada pela mídia no caso de Matheus Araújo Moreira e de Débora Souza Rocha – 3º lugar em Ciências Humanas

Estudantes: Bruna Batista Santos e Beatriz Belo Santos,

Orientador: Michele Sodré das Neves

Produção de filmes semicondutores em ambiente escolar – 4º lugar em Ciências Exatas

Estudantes: Rafael Matos Brito Pires, João Paulo Reis de Santana Silva e Isaque de Pontes Nunes

Orientador: Rafael Macedo de Sales

Notícias relacionadas