Escola do SESI em Guanambi tem pedra fundamental lançada
O Sistema FIEB realizou, nesta sexta-feira (22), o lançamento da pedra fundamental da Escola SESI que será construída em Guanambi. A unidade de ensino será erguida em terreno doado pela prefeitura do município, ao lado da futura sede do Hospital Municipal. O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Arnaldo Azevedo, de secretários municipais, deputados e vereadores da região.
Com um investimento de cerca de R$ 40 milhões, a escola será construída em uma área de 7 mil m². O prédio de três pavimentos contará com 12 salas de aulas, seis laboratórios, um auditório para 240 pessoas, ginásio, e capacidade para atender 960 alunos, com possibilidade de expansão.
“O município se sente honrado com esse investimento, que virá a acrescentar à educação da nossa cidade”, celebrou o prefeito de Guanambi, Arnaldo Azevedo. Já a secretária de educação do município, Lajuci Donato, acredita que a escola vai consolidar a cidade como polo educacional no Sudoeste. “Novas oportunidades se abrirão com o ensino inovador do SESI, conectado com os avanços tecnológicos”, afirmou.
A unidade, que tem previsão para começar a funcionar em 2026, vai receber alunos do Ensino Médio e Fundamental II, tendo, em suas instalações, áreas voltadas para atividades de Robótica, Iniciação científica, Lab. Maker e Laboratório de Educação Digital.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Guanambi, Fabrício Lopes, acrescentou: “O SESI vem com um estilo diferenciado de educação, com programas de Robótica e Iniciação Científica, acredito que é uma revolução para o nosso município”.
Guanambi em crescimento – Com uma população de pouco mais de 87 mil habitantes, Guanambi ocupa uma área de cerca de 1.272 km2 e tem um PIB per capta de R$ 19.386,67, sendo que a indústria representa 205,2 mi de um PIB de 1,7 BI. O município soma 2.156 empresas, sendo 207 industriais e 118 de construção. Dos cerca de14 mil postos de trabalho ocupados, 10% pertencem ao setor industrial.
“O SESI já tem uma atuação local, mas acredito que este lançamento hoje é um momento emblemático, pois trata-se de um equipamento diferenciado para a cidade, que se mostra pujante, em expansão”, pontuou Armando Costa Neto, diretor superintendente do SESI Bahia.
A implantação da nova escola faz parte de um plano de expansão do SESI na área de educação, que prevê dobrar o número de matrículas na rede de 10 mil para 20 mil vagas anuais até 2027. Para isso, além de Guanambi, novas escolas serão construídas em Jequié e Alagoinhas, nos próximos anos.
Presença na região – Com a construção da Escola, o Sistema FIEB vai ampliar a oferta de serviços na região. Porém o SESI já atua em Guanambi com as soluções de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho para empresas industriais há mais de 15 anos, via parceiros e credenciados locais.
Em 2022 foi inaugurada uma Agência SESI SST na cidade, que funciona junto ao Centro de Formação Técnica (CFT) Nilo Coelho, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Bahia, com capacidade de atendimento de 500 vagas anuais. Para 2024, o cronograma da unidade do SENAI prevê a execução de 22 cursos nas áreas de Alimentos, Eletrotécnica, Mecânica, Gestão e Logística.
Na cidade de Guanambi, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Bahia tem uma média de mais de 200 estudantes em estágio e 50 empresas/instituições em atendimento por mês, entre elas a Prefeitura Municipal de Guanambi, Indústria Biscoito Fracilia, Indústria Amor no Palito, Brasmáquina Comércio de Máquinas, Supermercado Doce lar, Supermercado Hiper Stella, COMPEG, e Escola Espaço da criança.
O Sudoeste baiano também conta com a Unidade Integrada Jorge Lins Freire, em Vitória da Conquista. O conjunto abriga as unidades do SESI, SENAI e IEL, onde funcionam o Centro de Segurança e Saúde no Trabalho do SESI, a Escola SESI Anísio Teixeira e a Escola Técnica do SENAI Fernando Costa D’Almeida. Os serviços alcançam pessoas e empresas em cidades vizinhas como Caetité, Caculé e Tanque Novo.
Apoio a micro, pequenas e médias empresas
A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), por meio do Núcleo de Serviços FIEB-SEBRAE e Sindicatos, tem ampliado a oferta de serviços e soluções para as micro, pequenas e médias empresas no interior do estado. Presente em 10 municípios baianos, a iniciativa é uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), que busca contribuir para a competitividade das empresas baianas e a melhoria do ambiente de negócios local.
Dentre os serviços ofertados pelo núcleo, incluem a regularização e licenciamento ambiental, internacionalização, associativismo, e acesso a crédito. Em Guanambi, as ações para as indústrias foram focadas nos segmentos de alimentos, ceramistas e construção civil entre os anos de 2021 e 2024. Na região, as operações de crédito foram realizadas para indústrias do segmento de construção civil.
O fortalecimento da atuação articulada do Sistema FIEB permitiu a participação de indústrias para o Lean Manufacturing do Senai Cimatec e a realização de uma ação com o SINDICESO (Sindicado das Cerâmicas do Sudoeste da Bahia) e ACESUBA (Associação das Cerâmicas do Sudoeste da Bahia) junto à todas as casas do Sistema (CIEB, IEL, SESI, SENAI, FIEB).
Veja abaixo imagens do evento: