Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

11 de março de 2022

Equipe do SESI é campeã em desafio de robótica no 9º Congresso de Inovação

CNI Inovação Robótica SESI
Equipe X Machine venceu o Desafio da Inovação, em São Paulo Foto: Mario Castello | Agência CNI

Competição reuniu estudantes de nove estados na categoria FIRST Tech Challenge (FTC)

A equipe Xmachine (BA), da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, foi campeã no Desafio da Inovação, realizado nos dias 9 e 10 de março, em São Paulo, durante o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, . O evento antecedeu o Festival SESI de Robótica, que será realizado nos dias 27 a 29 de maio, também na capital paulista.

A conquista da equipe baiana foi acompanhada pelo superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, que participa do Congresso de Inovação da Indústria. “Ficamos muito felizes com a conquista da equipe do SESI, o que demonstra o nível de excelência da robótica educacional praticada na Bahia”, destacou.

Ao todo, 36 estudantes de 9 estados do país participaram das competições. A edição especial faz parte da categoria FIRST Tech Challenge (FTC), em que os times projetam, constroem, programam e pilotam um robô de até 19 kg.

As esquipes de FTC são formadas por até 15 estudantes e dois técnicos, mas, na edição especial, realizada durante o Congresso, estavam presentes três competidores e um técnico de cada time. Além disso, os prêmios das competições foram divididos em duas categorias: 

A X Machine foi criada em 2019 e é formada por 13 integrantes. Na competição, foi representada por Antônio Miguel Souza, João Vitor Campos e Lara Alves. A equipe é patrocinada pelas empresas Super Frios, Souza – Consultoria e Marketing em Saúde, Mercearia Recife.

Para o Diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, o objetivo de trazer a competição ao Congresso de Inovação era, principalmente, divulgar o novo processo de formação profissional para os empresários. 

“O objetivo é mostrar como se forma novo capital humano, com habilidade técnica importante, mas também com percepção de mundo relevante. Além de profissionais que conseguem construir coisas a partir de problemas definidos. Ou seja, o profissional do futuro”, explica o diretor. 

Com informações do Portal da Indústria

Festival SESI de Robótica vem aí

Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o Festival SESI de Robótica reúne competições da FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST TECH Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools. Os estudantes, de 9 a 19 anos, precisam usar temas diversos como engenharia, programação, marketing e projetos sociais nas disputas, além de estimular a criatividade e o pensamento crítico. 

A robótica é um momento de grande aprendizagem para os estudantes do ensino fundamental e médio. Paulo Mól reforça que estar dentro da robótica é estar dentro de um processo educacional muito maior do que as competições. 

“A robótica resulta na formação não só de profissionais, mas também de cidadãos. Quando você fala de STEAM, das áreas de ciência, tecnologia, artes e matemática, a robótica é um instrumento poderoso. Dentro de um ambiente lúdico, eles conseguem se debruçar sobre problemas reais, criar soluções e com a mão na massa”, ressalva o diretor.  

Mão na massa e robótica no coração! As inscrições para as competições FIRST Tech Challenge (FTC) foram até 31 de janeiro de 2022. Agora, as equipes se preparam para competir nas competições regionais que acontecem nas próximas semanas! Para conferir todos os resultados, acompanhe os updates na Agência de Notícias da Indústria e, para saber mais sobre o universo da robótica, acesso o portal do Torneio de Robótica.  

SELETIVA BAHIA

Na Bahia, a etapa regional do Torneio SESI de Robótica será realizada nos dias 18 e 19 de março, na Escola SESI Reitor Miguel Calmon. Participam 25 equipes, com representantes da Bahia, Sergipe e Alagoas.  As disputas serão nas categorias FIRST Lego League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), F1 In Schools e FIRST Robotics Competition (FRC).

Notícias relacionadas