Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

13 de outubro de 2025

Encontro de Fornecedores da BYD consolida nova fase do polo automotivo baiano

FIEB Iel Bahia Negócios SENAI CIMATEC
Encontro aconteceu no SENAI Cimatec, em Salvador. Fotos: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB.

Um dia após inaugurar oficialmente sua fábrica em Camaçari, a montadora chinesa BYD realizou, nesta sexta-feira (10), o Encontro de Fornecedores da BYD, no Senai Cimatec, em Salvador. O evento reuniu cerca de 130 representantes da indústria automotiva interessados em integrar a cadeia produtiva da empresa, marcando mais um passo na consolidação do novo polo automotivo baiano.

A BYD, que produziu seu 14º milhão de veículo globalmente justamente na planta baiana, atua também em mobilidade elétrica, transporte ferroviário, energia renovável, eletrônicos e baterias. A unidade de Camaçari já nasce com o compromisso de ter 50% de fornecedores locais até 2026, com o objetivo de atingir 100% de nacionalização da cadeia produtiva nos próximos anos.

O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, ressaltou a importância do encontro para o adensamento da cadeia automotiva.

Representando o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida, destacou o compromisso do governo estadual em fortalecer o ambiente de negócios e atrair novos investimentos industriais.“Este encontro é uma oportunidade importante para aproximar fornecedores e fortalecer a cadeia produtiva de autopeças na Bahia”, afirmou Almeida.

Durante o encontro, o gerente de compras da BYD, Rafael Galvão, ressaltou o simbolismo do momento e a importância das parcerias regionais.“Este é o primeiro passo de uma jornada de cooperação com fornecedores brasileiros. Estamos entusiasmados com as possibilidades que estão por vir e queremos construir juntos um futuro mais sustentável para a indústria automotiva nacional”, disse.

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, afirmou que a decisão da BYD de se instalar no município foi “uma aposta acertada”, destacando o potencial transformador da nova montadora para a economia local.

Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, ressaltou a relevância do evento para recuperar a participação do setor automotivo na transformação industrial do estado. “A Bahia já teve mais de 6% de participação da indústria automotiva no valor de transformação industrial. Com a chegada da BYD e o fortalecimento da cadeia de fornecedores, podemos recuperar esse protagonismo”, afirmou.

A coordenadora de Negócios do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia), Sandra Pasta, explicou que o instituto foi responsável por mapear e mobilizar as empresas participantes. “O mapeamento inicial foi fundamental para identificar os fornecedores mais alinhados às demandas da BYD. A partir daqui, novos passos serão construídos para fortalecer a cadeia automotiva na Bahia”, afirmou.

Robert Wang, da BYD, destacou que o grupo tem investido em recursos mais acessíveis e tecnologias mais limpas, contribuindo para as metas climáticas globais.

O diretor do SENAI Cimatec, Rodrigo Vasconcelos, destacou que a instituição e demais entidades do Sistema FIEB estão à disposição para apoiar as rodadas de negócios e o desenvolvimento tecnológico das empresas. Também participaram do encontro Augusto Vasconcelos, secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e Robert Wang, representante da direção global da BYD, que enfatizou os esforços da empresa em adotar práticas mais sustentáveis na mineração de insumos estratégicos, substituindo minerais de conflito — como níquel e cobalto — por alternativas mais limpas, como ferro, lítio e fósforo.

O encontro foi organizado por um comitê interinstitucional formado por BYD, governo da Bahia, FIEB, IEL e entidades do setor de autopeças, como a Abipecas e o Sindipeças, representados por Francisco Mariano.

Com receita anual de US$ 107 bilhões em 2024 e crescimento médio de 29% ao ano, a BYD reforça, com a instalação de sua planta em Camaçari, a vocação industrial e tecnológica da Bahia e o potencial de o estado se tornar referência nacional na produção de veículos elétricos e híbridos movidos a etanol — tecnologia desenvolvida em parceria entre engenheiros brasileiros e chineses.

Notícias relacionadas