13 de abril de 2022

Empresas baianas de cosméticos abrem portas no mercado português

CIN Comércio Exterior FIEB

Donos da Juliage Dermocosméticos, Juliana Martins e Fred Braga participaram, pela primeira vez, de uma missão empresarial à Europa. Eles levaram seus produtos à EXPOCOSMÉTICA, considerada a maior feira internacional de beleza da Península Ibérica, realizada na cidade do Porto, em Portugal, entre 02 e 04 de abril. A participação no evento e em visitas técnicas abriram novas possibilidades para os empresários baianos.

Produtos baianos ganharam visibilidade em vitrines no Stand da Missão. Foto: Divulgação.

“Tivemos uma excelente aprovação das pessoas que visitaram o stand e muitas delas já quiseram comprar ou representar nossos cosméticos em Portugal. Também aprendemos bastante durante as visitas técnicas, inclusive sobre novas tendências de mercado, que vão nos inspirar em futuros lançamentos da Juliage”, conta Juliana Martins.

A experiência também foi positiva para os proprietários da Decreína Cosméticos para os pés. “A receptividade foi muito boa. Fizemos muitos contatos interessantes que podem se transformar em bons negócios em breve, pois ficou claro que a demanda existe”, afirma um dos sócios, Rodrigo Menezes.

Ao todo oito empresas baianas participaram da Missão, sendo três de forma presencial (Decreina, Mkarrari, Juliage Dermocosméticos) e cinco por meio de envio de amostras e representação (Amávia, Flora Brazil, Alluny Cosméticos, Line Cosméticos e Ouais Cosméticos).

“A Missão contou com apoio da consultoria Pharmilab, uma empresa portuguesa contratada para apoiar os empresários e montar uma agenda de visitas, além de buscar potenciais compradores internacionais na feira para conhecer os produtos baianos”, explica a analista de Comércio Exterior, Lila Ribeiro.

Cadeia de ações – O objetivo da Missão é alavancar o potencial exportador das empresas baianas das áreas de HPPC – Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, Confecções, Artigos de Couro e Acessórios.

A Missão à EXPOCOSMÉTICA integra o Beleza Bahia, um projeto de capacitação e mentoria comercial para empreendedores baianos que querem acessar mercados externos. Pela iniciativa da FIEB, Sebrae Bahia e CNI, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver competências inerentes à internacionalização, como adequação de produtos, formação de preço, construção de plano estratégico, entre outras ações. O projeto foi iniciado em 2021, finalizando agora, com as Rodadas Virtuais.

Novos projetos voltados para o apoio da internacionalização das empresas baianas serão realizados em 2022.